Titulo Estágio
ARMS - Sistema de Gestão de Tráfego Ferroviário - 1
Local do Estágio
O estágio será executado idealmente nas instalações da empresa Critical Software em Lisboa ou Coimbra. Poderá ser necessário ter capacidade de deslocação pontual entre sites da Critical Software em Portugal para algumas atividades.
Enquadramento
Com a evolução tecnológica a que temos vindo a assistir, e sendo a tendência continuar a ritmos ainda maiores, é percetível que os mais diversos sistemas serão cada vez maiores e mais complexos aumentado assim o desafio tecnológico de obter sistemas cada vez mais complexos.
Um dos exemplos de evolução constante é o sistema ferroviário a nível mundial. Até recentemente muitas das operações associadas às operações na ferrovia eram manuais e com muitas ações dependentes de operadores humanos. No entanto tem vindo a ser feito um esforço gigantesco para automatizar as redes ferroviárias, reduzindo a necessidade de ações manuais e ao mesmo tempo reduzindo o risco de erro humano, reduzindo consequentemente o número de acidentes que têm ocorrido.
Uma das partes que mais tem evoluído e que ainda tem um caminho a percorrer são os sistemas de gestão de tráfego. Ou seja, os sistemas computacionais que gerem a alocação na rede ferroviária, permitindo colocar o máximo de composições a circular numa mesma linha ou rede (Traffic Management Systems - TMS).
Muitos destes sistemas usam algoritmos de otimização e de investigação operacional com bastante complexidade para otimizar a operação na rede. Mais recentemente tem havido investigação e alguma implementação de técnicas de inteligência artificial para resolver este tipo de problemas de otimização da rede.
Pretende-se com este estágio integrar com equipas já a trabalhar no desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego ferroviário, com foco na evolução destes mesmos sistemas para que sejam mais assertivos, com melhor performance e capacidade de previsão de situações anómalas. Sendo o objetivo do estágio focar numa área dos sistemas de gestão de tráfego ferroviário e fazer evoluir essa parte de acordo com as melhores práticas e de acordo com o estado da arte e a sua evolução natural.
Objetivo
O objetivo deste projeto de estágio passa pela análise do estado da arte no que diz respeito ao desenvolvimento de software para sistemas de gestão de tráfego ferroviário. Sendo necessário o estudo e avaliação de metodologias por forma a perceber a melhor estratégia a aplicar a toda uma panóplia de sistemas atualmente em exploração, que têm diferentes maturidades e níveis de inteligência.
O aluno deverá analisar o estado da arte e prosseguir para a análise de algoritmos de otimização de redes aplicáveis ao problema em questão. Após seleção dos algoritmos passiveis de serem implementados no âmbito do problema em questão, desenvolver uma aplicação de software como prova de conceito da exequibilidade de utilização dos algoritmos selecionados.
Ao estagiário oferece-se a possibilidade de realizar o seu trabalho de estágio numa equipa e num contexto de desenvolvimento de tecnologia e promoção da inovação, e o contacto com as práticas e o processo que suportam esse contexto. Oferece-se ainda a possibilidade de desenvolvimento ao mais alto nível de competências no domínio de continuous delivery. Esta proposta de estágio inclui a experimentação de novas tecnologias e garante a formação efetiva de um estagiário, através da sua total integração numa equipa de projeto da CRITICAL Software, desempenhando funções relevantes e compatíveis com a sua formação académica, proximamente acompanhadas por elementos seniores da equipa. A integração numa equipa de desenvolvimento de um projeto da CRITICAL Software desafia no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional oferecendo a oportunidade de trabalhar com um grupo diversificado de profissionais que segue as melhores práticas organizacionais, incentivando a discussão aberta, o livre fluxo de ideias e criando um ambiente de trabalho inspirador que em tudo se enquadra com os valores e cultura positiva que definem a empresa CRITICAL Software.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
As principais atividades a desenvolver no âmbito desta colaboração são:
- T1: Analise do estado da arte.
- T2: Analise de algoritmos de otimização de redes.
- T3: Avaliação e definição de algoritmos de otimização a serem implementados;
- T4: Desenvolvimento de software para aplicabilidade dos algoritmos de otimização, segundo os parâmetros de qualidade definidos.
- T5: Escrita de relatório técnico sobre os temas acima abordados, assim como a preparação de duas apresentações anexas, uma para a avaliação académica e outra, mais técnica, para apresentação interna na Critical Software.
Os resultados do estágio serão consubstanciados no desempenho do estagiário na execução das diferentes tarefas, sendo fator importante a instalação em produção dos módulos de acordo com o planeado.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Tecnologias & Ferramentas & Skills
• Java SE 11
• SNMP Protocol
• RESTful API
• Database knowledge (preferably)
• Jira + Confluence
• Inglês Nível >B2
Condições
A remuneração do estágio respeitará as seguintes regras:
(i) Vencimento base / bruto: 1000 euros. Sobre a base incidirão os descontos de IRS e Segurança Social.
(ii) Subsídio alimentação: 9,60 / dia
(iii) Seguro acidentes de trabalho (standard ou com proteção 24h sobre a pessoa segura)
(iv) 18 dias de férias (2 dias por cada mês de trabalho)
(v) contrato de trabalho: sem termo
Observações
Perfil do Estagiário
A Critical Software procura pessoas com conhecimentos base de informática e de Engenharia de Software para realização deste estágio.
Nesta seleção/aceitação, a CRITICAL Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o candidato esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Existindo mais do que um candidato para o projeto em questão, a Critical Software reserva-se o direito de selecionar o candidato mais adequado ao projeto em questão.
Data de Início do Estágio
Na Critical Software estamos a planear a entrada de novos colaboradores para dia 7 de Setembro 2023 pelo que esta será a data mais favorável ao início do estágio. Contudo, em função de algum constrangimento que exista por parte do projeto ou do estagiário, outra data poderá ser acordada entre as partes.
Nº de Estagiários
A presente proposta tem como limite o enquadramento de 1 estágio.
Orientador
Jorge Manuel Simões de Almeida
jorge.almeida@criticalsoftware.com 📩