Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-07 13:59:54 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

UPTool – Usability Project Tool

Área Tecnológica

Aplicação Web 2.0 - Javascript, prototype/jQuery, Ajax, CSS, Ruby on Rails (preferencialmente)

Local do Estágio

Instalações da Tangível na incubadora do Instituto Pedro Nunes.

Enquadramento

Pretende-se com este projecto a implementação de uma aplicação web de issue tracking orientada às necessidades específicas dos profissionais de usabilidade (denominada ‘aplicação’ neste documento). Em linhas gerais, pretende-se uma ferramenta na linha do Basecamp da 37signals (www.basecamphq.com) com as funcionalidades típicas de um issue tracker (ex. Redmine – www.redmine.org). A aplicação servirá de plataforma de comunicação entre especialistas de usabilidade (individuais ou empresas), bem como entre estes e os seus clientes (tipicamente, software houses).

 

Num cenário corrente, o especialista de usabilidade é contratado pela software house para identificar e resolver problemas de usabilidade e desenhar o GUI das suas aplicações. A análise das aplicações gera, habitualmente, muita informação sobre os problemas (issues) de usabilidade identificados pelos especialistas de usabilidade, informação que é utilizada de diferentes formas em momentos chave dos projectos.

Objetivo

A ferramenta irá permitir registar e acompanhar as issues e informação associada ao longo do ciclo de vida dos projectos, bem como servir de ponte de contacto entre o especialista de usabilidade e a software house.

 

De entre as funcionalidades identificadas para a aplicação, salientamos as seguintes:

 

·         Issue tracking: registo e acompanhamento de issues de usabilidade, com possibilidade de upload de imagens e eventualmente de vídeos;

·         Roadmap: definição de milestones e associação de issues a milestones; cálculo e representação do progresso na resolução de issues;

·         Time tracker: registo de esforço (em horas) associado à resolução de issues; relatórios de esforço gráficos e tabulares;

·         Partilha de ficheiros: partilha de ficheiros entre o especialista de usabilidade com colegas de trabalho e clientes;

·         Geração de relatórios de gestão: diversos relatórios de esforço, de progresso, de tipologia de issues, etc;

·         Geração de relatórios de usabilidade: com base nas issues introduzidas, a aplicação deverá ser capaz de produzir um relatório de usabilidade simples em formato Word e PDF (a geração do relatório será controlada por um sistema de filtros);

·         Integração com repositórios SVN (Subversion): configuração de um repositório SVN por projecto e sua navegação directamente na aplicação;

·         Mini-wiki: possibilidade do utilizador criar conteúdos associados a cada projecto numa lógica de wiki muito simples;

·         Administração para o especialista de usabilidade: o especialista em usabilidade deverá poder criar projectos, milestones, gerir tipos de trackers, gerir utilizadores e perfis de acesso, gerir workflows simples para cada tipo de issue, etc;

·         Administração geral: todas as funcionalidades ligadas à gestão da aplicação web pelo administrador do sistema.

 

A aplicação web será implementada em Ruby on Rails, sobre Unix+Apache+MySQL. Espera-se que o candidato tenha, portanto, gosto e talento na programação de aplicações web na linha web 2.0, e que domine minimamente HTML, CSS, Javascript, Ajax e linguagens de scripting orientadas a objectos (preferencialmente, Ruby, PHP ou Perl). O candidato com experiência na utilização de aplicações gráficas como o Corel Draw (ou Adobe Illustrator) e o Adobe Photoshop terá oportunidade de demonstrar o seu talento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase de planeamento - Setembro

·         Preparação do ambiente de trabalho;

·         Apresentação da cultura empresarial da Tangível e integração do estagiário;

·         Sincronização entre o calendário académico do estagiário e os timings da Tangível;

·         Definição de metas para o estágio;

·         Identificação de eventuais problemas e dificuldades;

·         Elaboração do calendário de trabalhos, milestones e deliverables;

 

Fase de especificação - Setembro a Outubro

·         Análise de aplicações concorrentes;

·         Levantamento de requisitos;

·         Desenho do modelo de negócio;

 

Fase de desenho - Outubro a Novembro

·         Desenho do fluxo de interacção (interaction flow diagrams);

·         Desenho da arquitectura de informação;

·         Desenho da arquitectura da aplicação;

·         Desenho do modelo de dados;

Fase de relatório - Dezembro

·         Tempo destinado à elaboração do relatório académico do estagiário;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase de planeamento - Janeiro

·         Sincronização entre o calendário académico do estagiário e os timings da Tangível;

·         Definição de metas para o estágio;

·         Identificação de eventuais problemas e dificuldades;

·         Elaboração do calendário de trabalhos, milestones e deliverables;

·         A meio do estágio, avaliação do planeamento e ajuste do mesmo.

 

Fase de especificação - Janeiro a Fevereiro

·         Levantamento de requisitos;

·         Desenho do modelo de negócio;

·         A meio do estágio, avaliação e ajuste das especificações e identificação de novos requisitos.

 

Fase de desenho - Fevereiro a Março

·         Desenho do fluxo de interacção (interaction flow diagrams);

·         Desenho da arquitectura de informação;

·         Desenho da arquitectura da aplicação;

·         Desenho do modelo de dados;

·         Desenho acompanhado do graphical user interface da aplicação.

 

Fase de implementação e teste - Janeiro a Maio

·         Implementação iterativa e incremental da aplicação (numa linha agile development);

·         Testes das funcionalidades implementadas, correcções e refinamentos;

·         Testes de usabilidade, correcções e refinamentos.

 

Fase de relatório e acompanhamento - Junho

·         Tempo destinado à elaboração do relatório académico do estagiário;

·         Apoio à Tangível na fase lançamento da aplicação.

Condições

·         Estágio não remunerado (podendo haver a atribuição de um prémio final mediante a motivação do estagiário e a avaliação do resultado objectivo final do estágio);

·         Contacto obrigatório e regular de sincronização e orientação dos trabalhos com a equipa da Tangível;

·         Apoio por parte da equipa da Tangível no design e na usabilidade da aplicação;

·         O estagiário deverá, preferencialmente, utilizar o seu equipamento informático;

·         Não é necessária a presença diária nas instalações da Tangível (mas recomenda-se);

·         Horário flexível e adaptado às necessidades do estagiário;

·         Possível admissão nos quadros da empresa mediante desempenho.

Observações

Sem observações.

Orientador

José Campos
jose.campos@tangivel.com 📩