Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-07 20:47:13 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Rythm2Vocals: Improvisação fonética com base em Ritmo

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI / CISUC

Enquadramento

A poesia contemporânea procura ultrapassar as formas tradicionais de declamação tirando partido das mais diversas possibilidades de expressão. Os actuais formatos orais de poesia incluem, para além da recitação mais convencional, o tratamento electrónico da voz e a improvisação fonética. No jazz, por exemplo, são muito usadas formas de improvisação fonética como o “scat singing”, que procura imitar sons instrumentais.

Em muitas aplicações de índole artístico (e também em algumas aplicações educativas), o “ritmo das palavras” pode ter importância comparável à do seu próprio significado. No cinema, no teatro, na generalidade das artes performativas, um texto pode ter que se adaptar a uma banda sonora; por vezes o ritmo sugerido pelo texto é tão conseguido que o próprio texto constitui a banda sonora ou serve de guia para a sua composição. Em certos estilos musicais, o ritmo do texto é elemento essencial da linguagem estética.

A possibilidade de gerar automaticamente letras para músicas tem sido explorada em diversos contextos. No CMS/CISUC, por exemplo, desenvolveu-se já trabalho focado na geração de textos com base em ritmo, tomando em consideração aspectos como a estrutura frásica (sintaxe) e rima [Hugo Oliveira et al. 2007]. Esta dissertação dá continuidade à investigação então realizada.

Considerando um horizonte mais alargado, este trabalho enquadra-se num projecto de fundo que tem por objectivo a construção de improvisadores musicais autónomos. A sua continuidade para uma tese de doutoramento pode, pois, ser considerada.

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H. Oliveira, A. Cardoso and F. C. Pereira, “Tra-la-lyrics: an approach to generate text based on rhythm”, International Joint Workshop on Computational Creativity, London, UK, 2007.

Objetivo

O objectivo desta dissertação é o desenvolvimento de soluções que permitam a evolução/construção de sequências fonéticas que se adaptem a sequências rítmicas. Pretende-se, pois, romper as barreiras da palavra, permitindo assim improvisações musicalmente mais interessantes e livres. O foco do trabalho estará na escolha de fonemas (de um conjunto previamente seleccionado), que se adequem aos padrões rítmicos fornecidos, tendo em consideração a musicalidade das sequências geradas.

A dissertação inclui uma componente de experimentação que tem como objectivo aferir a qualidade das soluções propostas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Revisão da bibliografia e Estado da Arte.

Fase 2 – Escolha e estudo dos recursos fonéticos e ferramentas a utilizar.

Fase 3 – Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.

Fase 4 – Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Desenvolvimento de soluções de acordo com o plano de investigação da proposta.

Fase 6 – Testes e experimentação.

Fase 7 – Escrita da Dissertação.

Fase 8 – Escrita de um artigo científico.

Condições

O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do CMS, com recurso a recursos computacionais adequados.

O estágio pode envolver uma bolsa.

Observações

Requisitos: Inteligência Artificial (ou equivalente)

Estágio co-orientado pelos Profs. Amílcar Cardoso (amilcar@dei.uc.pt) e Penousal Machado (machado@dei.uc.pt)

Orientador

Amílcar Cardoso / Penousal Machado
amilcar@dei.uc.pt 📩