Titulo Estágio
Rythm2Vocals: Improvisação fonética com base em Ritmo
Área Tecnológica
Inteligência Artificial
Local do Estágio
DEI / CISUC
Enquadramento
A poesia contemporânea procura ultrapassar as formas tradicionais de declamação tirando partido das mais diversas possibilidades de expressão. Os actuais formatos orais de poesia incluem, para além da recitação mais convencional, o tratamento electrónico da voz e a improvisação fonética. No jazz, por exemplo, são muito usadas formas de improvisação fonética como o “scat singing”, que procura imitar sons instrumentais.
Em muitas aplicações de índole artístico (e
também em algumas aplicações educativas), o “ritmo das palavras” pode ter
importância comparável à do seu próprio significado. No cinema, no teatro, na
generalidade das artes performativas, um texto pode ter que se adaptar a uma
banda sonora; por vezes o ritmo sugerido pelo texto é tão conseguido que o
próprio texto constitui a banda sonora ou serve de guia para a sua composição.
Em certos estilos musicais, o ritmo do texto é elemento essencial da linguagem
estética.
A possibilidade de gerar automaticamente
letras para músicas tem sido explorada em diversos contextos. No CMS/CISUC, por
exemplo, desenvolveu-se já trabalho focado na geração de textos com base em
ritmo, tomando em consideração aspectos como a estrutura frásica (sintaxe) e
rima [Hugo Oliveira et al. 2007]. Esta dissertação dá continuidade à investigação
então realizada.
Considerando um horizonte mais alargado, este
trabalho enquadra-se num projecto de fundo que tem por objectivo a construção
de improvisadores musicais autónomos. A sua continuidade para uma tese de
doutoramento pode, pois, ser considerada.
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H. Oliveira, A. Cardoso and F. C. Pereira, “Tra-la-lyrics: an approach to generate text based on rhythm”, International Joint Workshop on Computational Creativity, London, UK, 2007.
Objetivo
O objectivo desta dissertação é o desenvolvimento de soluções que permitam a evolução/construção de sequências fonéticas que se adaptem a sequências rítmicas. Pretende-se, pois, romper as barreiras da palavra, permitindo assim improvisações musicalmente mais interessantes e livres. O foco do trabalho estará na escolha de fonemas (de um conjunto previamente seleccionado), que se adequem aos padrões rítmicos fornecidos, tendo em consideração a musicalidade das sequências geradas.
A dissertação inclui uma componente de experimentação que tem como objectivo aferir a qualidade das soluções propostas.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Revisão da bibliografia e Estado da Arte.
Fase 2 – Escolha e estudo dos recursos fonéticos e ferramentas a utilizar.
Fase 3 – Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.
Fase 4 – Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Desenvolvimento de soluções de acordo com o plano de investigação da proposta.
Fase 6 – Testes e experimentação.
Fase 7 – Escrita da Dissertação.
Fase 8 – Escrita de um artigo científico.
Condições
O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do CMS, com recurso a recursos computacionais adequados.
O estágio pode envolver uma bolsa.
Observações
Requisitos: Inteligência Artificial (ou equivalente)
Estágio co-orientado pelos Profs. Amílcar Cardoso (amilcar@dei.uc.pt) e Penousal Machado (machado@dei.uc.pt)
Orientador
Amílcar Cardoso / Penousal Machado
amilcar@dei.uc.pt 📩