Gerado a 2025-12-09 07:34:10 (Europe/Lisbon).
Titulo Estágio
Enhanced Client-Provider Relationship
Área Tecnológica
Engenharia de Software
Local do Estágio
WIT Software, Coimbra
Enquadramento
A presente proposta integra-se no desenvolvimento da suite de produtos WIT Communications Suite (WCS).
O WIT Communications Suite foi lançado com sucesso no mercado em 2007 e desde então tem sido instalado em vários operadores por todo o mundo. Esta suite é composta pelos seguintes sub-produtos:
- WIT PC Communicator
- WIT Web Communicator
- WIT Toolbar Communicator
- WIT Communications Application Server
- WIT Flash-to-SIP Gateway
Mais informações sobre o WCS em: http://www.wit-software.com/products/communications-suite/
O estagiário será englobado na equipa de desenvolvimento, tendo acesso a toda a informação necessária e a colaboradores experientes que lhe poderão dar indicações e orientar em dificuldades técnicas tirando máximo partido das suas capacidades.
Objetivo
Este estágio tem como objectivo o desenvolvimento de uma versão enterprise do Web-Communicator, para facilitar a comunicação em tempo real entre “clientes” e “prestadores de serviço”. A título de exemplo, esta versão enterprise poderá ser usada como suporte para uma plataforma de formação e acompanhamento online, para suporte a contact-centers, etc.
O software será essencialmente web-based e irá ter duas vistas fundamentais, uma para o “Prestador de Serviço”, outra para o “Cliente”
Versão Prestador de Serviço:
- Definição da agenda de disponibilidade para atendimento;
- Definição do tipo de disponibilidade (Chat, chamada voz, vídeo chamada)
- Tirar notas durante a sessão de atendimento (usando templates pré-definidos ou texto livre)
- Definir acções para o cliente executar
- Contactar outros prestadores de serviço
Versão Cliente:
- Procurar um prestador de serviço
- Comunicar com o prestador de serviço (Chat, chamada voz, vídeo chamada)
- Agendar uma sessão com o prestador de serviço
- Enviar mensagem para prestadores de serviço off-line
- Partilhar informação com o prestador de serviço
- Histórico de sessões
- Encaminhamento de sessões
O estagiário deverá começar por conduzir um estudo comparativo de soluções existentes no mercado como forma de identificação dos concorrentes e respectivas funcionalidades.
Seguidamente deverá estudar os protocolos standard a utilizar, de forma a recolher a informação técnica necessária para o estágio.
Deverá depois efectuar a análise de requisitos do projecto. Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem.
Depois da análise de requisitos segue-se a fase de desenvolvimento do software. Vai-se usar uma abordagem SCRUM durante esta fase.
Espera-se que o aluno tenha a autonomia necessária para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades
- Levantamento do estado da arte e análise competitiva do produto
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do Product Backlog
- Definição do Modelo de dados
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimento das funcionalidades da versão Cliente:
- Procurar um prestador de serviço
- Comunicar com o prestador de serviço (Chat, chamada voz, vídeo chamada)
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação intermédia do estágio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento das funcionalidades da Versão Cliente:
- Agendar uma sessão com o prestador de serviço
- Enviar mensagem para prestadores de serviço off-line
- Partilhar informação pessoal seleccionada com o prestador de serviço durante uma sessão
- Histórico de sessões
- Encaminhamento de uma sessão de atendimento com um prestador para o prestador de serviço preferencial.
- Desenvolvimento das funcionalidades da Versão Prestador
- Definição da agenda de disponibilidade para atendimento;
- Definição do tipo de disponibilidade (Chat, chamada voz, vídeo chamada)
- Tirar notas durante a sessão de atendimento (usando templates pré-definidos ou texto livre)
- Definir acções para o cliente executar
- Contactar outros prestadores de serviço
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio
Condições
O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários (PCs, Servidores, Telemóveis) para desempenhar as suas tarefas.
O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.
Observações
- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM como metodologia de desenvolvimento de software
Orientador
Frederico Lopes
frederico.lopes@wit-software.com 📩