Titulo Estágio
Fleet Management System
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Coimbra (preferencial), Lisboa ou Porto.
Enquadramento
A plataforma FMS foi iniciada através de um anterior programa de estágios, tendo já implementadas algumas das funcionalidades previstas. No âmbito do presente estágio, o estagiário dará continuidade à plataforma implementando um conjunto de funcionalidades que permitam lançar a primeira release para ser utilizada ao serviço de um cliente final. O plano de releases do produto está definido considerando várias funcionalidades ao longo do tempo, as funcionalidades a implementar no âmbito do estágio incluem (não limitas a): Maintenande Resources and forecasts, Reporting & graphing, What-If Analysis, Best-Fit, Cost Management, entre outras.
As plataformas de Gestão de Manutenção implementadas pela Critical Software, apoiam-se em modernos conceitos de gestão de manutenção, nomeadamente a manutenção baseada nas condições reais dos equipamentos, (CBT - Condition-Based Maintenance), para além de suportarem os modelos tradicionais de manutenção preventiva, correctiva e evolutiva. A vertente de CBT é suportada por um sistema de monitorização de uso e fadiga, (HUMS - Health and Usage Monitoring System), também desenvolvido na Critical Software.
Dada a vasta experiência acumulada neste domínio, a Critical Software está a investir na implementação de um produto genérico de Gestão e Manutenção de Frotas, (FMS – Fleet Management System), para introduzir em diversos mercados, independentemente do tipo de frota (veículos de terra, mar e ar).
O desafio passa pelo desenvolvimento de uma plataforma que incorpore um conjunto de regras, boas práticas e flexibilidade para que possa ser adaptadas a um vasto conjunto de frotas e a um conjunto de regras específicas dependentes do modo de actuação de cada cliente. A plataforma deve permitir uma integração com outros sistemas de logística, nomadamente os sistemas de HUMS, a gestão de stocks e gestão financeira. Esta capacidade deve ser desenvolvimento através da implementação de interfaces standard.
Objetivo
O estágio será integrado na área de ILS da Critical e tem como objectivo a participação no desenvolvimento da plataforma FMS. O estagiário será convidado a seleccionar as funcionalidades que poderão ser realizadas no período do estágio, de acordo com o plano de releases apresentado, e tendo ainda em conta o esforço que este poderá alocar ao projectoAs actividades a realizar têm como objectivo familiarizar o estagiário com todos os passos do ciclo de vida de desenvolvimento de software, ainda que a plataforma já esteja iniciada.
A Framework de suporte bem como as primeiras 8 funcionalidades da Release 1 já estão concluídas. O estagiário deverá dar continuidade ao roadmap aqui apresentado, tendo como objectivo fechar a Release1:
1.Vehicle management
2. Equipments management
3. Parts management
4. Plan management
5. Task management
6. Business rules
7. Mainetance resources
8. Maninetence forecast
9. Reporting & Graphing
10. What-if-analysis
11. Best fit
12. Extensions Management
13. Cost Management
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1: Estudo do estado da arte na área de produtos de actualização automática de software. Este estudo tem como principal finalidade identificar as soluções presentes no mercado e as abordagens que mais se enquadram no produto bem como um levantamento preliminar de requisitos. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho de investigação.
KO = Kick-off
W = Semana
M1 (KO+12W) Tarefa T1 terminada
M2 (KO+18W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+26W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+32W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+36W) Tarefa T5 terminada
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T2: Especificação e concepção das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise serão feitas com base numa análise de requisitos efectuada com suporte de elementos da Critical Software.
T3: Codificação dos módulos especificados. A codificação será acompanhada de actividades de verificação (e.g. inspecções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de módulo realizados pelo estagiário.
T4: Testes de performance e de carga.
T5: Produção do relatório de estágio.
T4: Testes de performance e de carga.
T5: Produção do relatório de estágio.
KO = Kick-off
W = Semana
M1 (KO+12W) Tarefa T1 terminada
M2 (KO+18W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+26W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+32W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+36W) Tarefa T5 terminada
Condições
A Critical procura um estagiário com formação base de engenharia com conhecimentos em desenvolvimento de software nas tecnologias relevantes para o projecto.
O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação e trabalho em equipa.
Observações
Tecnologias
▪ Microsoft SQL Server,
http://www.microsoft.com/hk/sql/default.mspx
▪ Microsoft Visual Studio, (C#, Windows Forms e ASP .NET)
http://msdn.microsoft.com/en-us/vcsharp/default.aspx
▪ eXpressApp Framework da Developer Express, http://www.devexpress.com/Products/NET/Application_Framework/
Bolsa
A bolsa de estágio fornecida pela Critical Software é constituída por uma componente fixa, e uma componente variável:
▪ Bolsa mensal de 500€;
▪ Prémio de desempenho no final do estágio.
Orientador
João Lucas Teixeira de Brito
jbrito@criticalsoftware.com 📩