Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-09 02:25:37 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

SoundForLife Inteligent Stethoscope

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

No âmbito do projecto SoundForLife financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, a equipa de investigação do CISUC tem desenvolvido uma plataforma algorítmica para a análise do som cardíaco com elevado potencial para aplicações clínicas, quer em ambiente hospitalar quer em contextos de tele-monitorização.  Neste estágio, pretende-se aplicar a plataforma algorítmica para desenvolver aplicações clínicas.

Objetivo

O presente estágio tem dois objectivos fundamentais:

-       o primeiro objectivo é de natureza técnica: pretende-se que o estagiário desenvolva um sistema que integre duas aplicações clínicas: o estetoscópio inteligente e ferramenta de ensino de auscultação. Estas duas aplicações são semelhantes quanto às funcionalidades principais, havendo diferenças fundamentalmente quanto à fonte de informação. Enquanto na primeira o objectivo é usar som adquirido em ambiente clínico em tempo real,  segundo recorrerá a uma BD de casos clínicos com valor pedagógico. O objectivo destas aplicações é o desenvolvimento de um anotador automático de som cardíaco que permita identificar de forma automática / assistida as suas principais componentes e gerar um relatório apropriado. As referidas aplicações serão realizadas em Matlab (usando a linguagem matlab, Java e, eventualmente, C/C++) recorrendo a toolboxes Matlab existentes no grupo de investigação que implementam o middleware de comunicação de redes de sensores e os algoritmos de análise e diagnóstico. Este trabalho poderá envolver o melhoramento/adaptação pontual de algoritmos existentes à necessidade do projecto.

-       O segundo objectivo é de natureza científica: pretende-se que o estagiário investigue e desenvolva soluções algorítmicas que permitam efectuar uma descrição gráfica dos sopros sistólicos e diastólicos. Actualmente existe um algoritmo baseado numa SVM (support vector machine) que permite classificar o tipo de disfunção que se encontra na origem dos sopros. Porém, esse método não permite que o sopro seja descrito em linguagem simbólica, facilmente interpretável pelo cardiologista.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos Primeiro semestre:

- Contextualização com o problema e com a tecnologia existente (módulo de sensores, middleware da rede de sensores, algoritmos de diagnóstico, etc.)

- Análise de requisitos da aplicação estetoscópio inteligente

- Design da aplicação estetoscópio inteligente

- Implementação da aplicação estetoscópio inteligente

- Testes da aplicação estetoscópio inteligente (inclui testes em ambiente clínico eventualmente no 2º semestre)

- Elaboração da documentação técnica e do relatório de estágio intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Plano de trabalhos segundo semestre:

-       Investigação, desenvolvimento e avaliação de um algoritmo robusto para a determinação dos tempos sistólicos do ciclo cardíaco em contextos de exercício

-       Integração da solução na aplicação HeartFit

-       Elaboração da documentação final e do relatório de estágio

Condições

Poderá ser atribuída uma bolsa BI (745 €/mês para titulares de licenciatura ou equivalente e de 385 €/mês para alunos que não sejam titulares de licenciatura) durante o estágio.

Orientador

Prof. Paulo de Carvalho
carvalho@dei.uc.pt 📩