Titulo Estágio
Governação de Serviços em Arquitecturas Orientadas a Serviços
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Avenida Duque de Ávila, nº 23, 1000-134 Lisboa
Enquadramento
Um serviço SOA passa por vários estádios ao longo do seu ciclo de vida, desde a criação inicial até ser descontinuado e tornado obsoleto. Existem no entanto dois estádios fundamentais: em desenvolvimento e pronto a utilizar (discoverable).
O primeiro estádio compreende a identificação e caracterização genérica do serviço, especificação do contrato e interface, definição de políticas de segurança (autenticação e autorização, …), implementação e testes, da responsabilidade da equipa de desenvolvimento, e tipicamente a aprovação (no final ou em pontos intermédios) por parte da equipa de arquitectura.
Uma vez testado e aprovado, o serviço é colocado em produção e fica pronto a utilizar. Neste segundo estádio é particularmente crítica a gestão do ciclo de vida das evoluções dos serviços, ou seja, das suas novas versões e ainda o descontinuar do serviço. É também fundamental assegurar um conjunto de boas práticas de gestão de configurações e alterações, tais como: minimizar o impacto das novas versões nos clientes dos serviços, procurando garantir compatibilidade entre versões; assegurar períodos adequados para os clientes efectuarem a transição para as novas versões.
Na gestão do ciclo de vida do serviço deve estar contemplado um mecanismo de subscrição de notificações, para os consumidores dos serviços poderem ser informados sobre a existência de novos serviços e de alterações aos serviços existentes.
Para que uma Arquitectura de Serviços seja efectiva e possa ser gerida adequadamente é fundamental que os serviços possam ser facilmente pesquisáveis e que tenham associados um conjunto rico de meta-dados.
Objetivo
Pretende-se com este projecto a criação de uma solução de governance baseada em BPM (Business Process Management), que deverá apresentar as seguintes características:
1. Gestão do ciclo de vida dos serviços;
2. Fluxos de aprovação ao longo do ciclo de vida dos serviços (com envio de notificações aos vários actores);
3. Definição e manutenção de um conjunto de meta-dados/taxonomias associados aos serviços;
4. Facilidade na pesquisa de serviços existentes, disponibilizando para isso a uma interface web;
5. Recolha e disponibilização de informação de execução dos serviços, nomeadamente número de invocações por dia e tempo médio de invocação.
Esta solução, embora baseada em BPM, também tem o objectivo de familiarizar o seu criador com ferramentas SOA e BAM (Business Activity Monitoring).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Estudo da temática relacionada com definição e governação de Serviços em Arquitecturas orientadas a serviços:
Familiarização com conceitos de governance (duração estimanada: 60h):
1. O que é SOA Governance (4h)
2. O que não é SOA Governance (2h)
3. A necessidade de SOA Governance (2h)
4. Ciclo de vida dos serviços (4h)
5. Requisitos de uma solução de governance (6h)
6. Soluções e ferramentas de Governance (42h)
Familiarização com ferramentas SOA Suite da Oracle (duração estimanada: 114h):
1. BPA (14h)
2. JDeveloper - Composits, BPEL, ADF (70h)
3. Realização de exercícios de vários workshops Oracle (30h)
Familiarização com ferramenta BAM da Oracle (duração estimanada: 50h):
1. BAM architect (30h)
2. Realização de exercícios de vários workshops Oracle (20h).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Desenvolvimento do projecto (duração estimada: 600h):
1. Serviços - Gestão de versões / políticas de versionamento (8h);
2. Definição dos meta-dados associados aos serviços (20h);
3. Definição do ciclo de vida dos processos (20h);
4. Especificação dos processos para gestão do ciclo de vida dos serviços (15h);
5. Modelação em BPMN dos processos de gestão do ciclo de vida dos serviços (50h);
6. Especificação e implementação das interfaces de suporte aos processos definidos (137h);
7. Implementação dos processos de gestão do ciclo de vida dos serviços (100h);
8. Criação de um interface web (em ADF) para pesquisa de serviços (150h);
9. Criação de dashboards BAM para apresentação das estatísticas de utilização dos serviços (100h).
Notas:
· A especificação do processo consistirá na identificação dos vários actores do processo e na definição das actividades automáticas e humanas e pontos de decisão. De seguida, o processo será modelado em notação BPMN (Business Process Modelling Notation) utilizando a ferramenta Oracle BPA Suite;
· A Implementação do processo será efectuada recorrendo a ferramentas BPM da Oracle;
· Os relatórios e indicadores serão desenvolvidos recorrendo a tecnologia Oracle ADF 11g.
Condições
Alguns dos benefícios mais evidentes:
-Pagamento de subsidio de alimentação e de transporte durante a realização do estágio e potencial prémio em função do desempenho;
-Experiência numa empresa jovem e de topo no mercado das tecnologias de informação e comunicação;
-Integração num processo de formação organizado e objectivo;
-Desenvolvimento pessoal dentro de um modelo organizacional e metodológico exigente;
-Desenvolvimento de um trabalho orientado para a inovação e não apenas para o desenvolvimento.
Orientador
Nuno Silveira
nuno.silveira@link.pt 📩