Titulo Estágio
AGATE – Agente de Gestão de Informação em Ambientes Desktop
Área Tecnológica
Inteligência Artificial
Local do Estágio
DEI - Laboratório de Inteligência Artificial
Enquadramento
Hoje em dia os utilizadores de sistema de informação deparam-se com uma quantidade gigantesca de informação (\"Information Overload\") que faz com que a produtividade e desempenho pessoal desça. Esta observação é especialmente verdade à luz da crescente popularidade das redes sociais e dos serviços Web 2.0, nomeadamente quando se trata de sistemas de comunicação instantânea, em que o fluxo de mensagens pode ser demasiado alto diminuindo a produtividade do utilizador. O principal objectivo deste projecto é resolver o problema de \"Overload\" de informação e fornecer ao utilizador uma ferramenta que lhe permita apresentar apenas a informação que chega e que seja a mais crítica.
A abordagem proposta tem duas vertentes distintas: a filtragem e selecção de mensagens para o utilizador e o estudo do contexto de trabalho do utilizador.
Para fazer a filtragem e selecção de mensagens, pretendemos explorar várias técnicas: processamento de linguagem natural para a extracção de informação da mensagem, recolha de informação para decidir se a mensagem deve ser apresentada ou não e por fim a representação de conhecimento com base em ontologias.
Na vertente de contexto de trabalho do utilizador, vai seguir-se uma abordagem baseada em log mining para a extracção de conhecimento sobre os comportamentos do utilizador de forma a podermos personalizar a informação no sistema de filtragem. Esta vertente pode tirar partido de técnicas de aprendizagem automática, tais como: algoritmos de aprendizagem de árvores de decisão, algoritmos de aprendizagem de regras, redes neuronais, cadeias de Markov, redes bayesianas ou outros. Este tipo de técnicas podem aprender automaticamente o comportamento do utilizador, permitindo uma resposta mais eficaz do sistema.
O estágio está também enquadrado, em termos científicos, no laboratório Knowledge Information Systems (KIS), integrado no Cognitive and Media Systems Group (CMS), pertencente ao Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).
Objetivo
Um dos principais problemas que este projecto pretende resolver prende-se com a necessidade de controle das aplicações de comunicação instantânea, por parte do utilizador de um computador. A utilização de programas de comunicação, tais como o messenger, twitter, email, etc. produz um excesso de informação ao utilizador baixando a produtividade deste.
O principal objectivo desta proposta é a exploração de técnicas e metodologias para a gestão de atenção de um utilizador de mecanismos de comunicação instantânea, tais como twitter, messenger e email. A materialização deste objectivo irá traduzir-se no desenvolvimento de um protótipo que aplique estas técnicas num ambiente de trabalho (desktop de trabalho).
Os avanços científicos e técnicos previstos para este sistema englobam:
- Personalização do ambiente de trabalho do utilizador com base na análise de conteúdos e comportamento do utilizador.
- Desenvolvimento de técnicas de filtragem de mensagens instantâneas, que vão permitir uma melhor produtividade por parte do utilizador.
- Desenvolvimento de técnicas de extracção de conhecimento de mensagens instantâneas.
- Aplicação de técnicas de aprendizagem automática a um novo contexto, tais como: algoritmos de aprendizagem de árvores de decisão, algoritmos de aprendizagem de regras, redes neuronais, cadeias de Markov, redes bayesianas ou outros.Plano de Trabalhos - Semestre 1
· Estado da Arte Científico
· Estado da Arte Tecnológico
· Análise de Requisitos
· Especificação e Design
· Escrita da Proposta de Tese
Plano de Trabalhos - Semestre 2
· Desenvolvimento do Protótipo
· Teste Funcionais
· Experimentação
· Escrita do Relatório Final
Condições
Nenhumas a assinalar.
Orientador
Prof. Doutor Paulo Gomes
pgomes@dei.uc.pt 📩