Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 12:52:33 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Abordagens de Qualidade/Diversidade para Optimização Estrutural de Pontes

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Enquadramento

Tipicamente um projeto de uma estrutura no contexto de engenharia de estruturas, passa por uma fase de desenho e projeção da estrutura em que tipicamente a solução de mais baixo custo e que respeite a normas de segurança é a selecionada. No entanto, os engenheiros de estruturas têm pouco tempo para explorar soluções mesmo para estruturas simples. Para além deste ponto, uma abordagem computacional poderá superar o resultado atingido pela a equipa de engenheiros. Qualquer técnica ou algoritmo que possa automatizar este processo é portanto valioso, pois tipicamente qualquer optimização alcançada acaba por representar uma poupança significativa nos custos da obra.

No contexto da proposta pretende-se explorar uma solução que permita optimizar estruturalmente pontes. Embora existam já abordagens no estado da arte capazes de efectuar a optimização de pontes, existem indicadores que mostram que soluções otimizadas semelhantes para o mesmo problema resultam em estruturas distintas. Desta forma, existe potencial para a utilização de abordagens que explorem a qualidade de soluções bem como a sua diversidade.
Na presente proposta, pretende-se desenvolver e explorar algoritmos de qualidade diversidade num sistema existente de geração de estruturas optimizadas baseada em algoritmos genéticos.

Objetivo

- Familiarização com o problema e sistema existente para otimização estrutural de pontes;
- Estudo, implementação e experimentação comparativa de abordagens de qualidade/diversidade da literatura

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise de abordagens existentes em geração e optimização automática de estruturas no contexto de engenharia civil, com foco em abordagens de Computação Evolucionária e abordagens de Qualidade/Diversidade;
T2 - Familiarização com abordagens existente;
T3 - Recolha e Exploração de abordagens de Qualidade/Diversidade a implementar
T4 – Escrita de relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T1 – Implementação de abordagens escolhidas;
T2 – Experimentação e validação;
T3 - Refinamento do sistema;
T4 - Disseminação do trabalho desenvolvido através da escrita e submissão de um artigo científico;
T5 – Escrita do relatório final.

Condições

Este trabalho será realizado no grupo de investigação Evolutionary and Complex Systems (ECOS/CISUC). Recursos computacionais para a realização de experiências serão disponibilizados.

Existe a possibilidade de o/a aluno/a receber uma bolsa de investigação para Licenciado de pelo menos 6 meses, renovável por igual período mediante acordo entre o orientador e o/a aluno/a. A bolsa seguirá as diretrizes das bolsas mensais da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Orientador

João Correia / Nuno Lourenço
jncor@dei.uc.pt 📩