Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 08:16:12 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Software Platform for Enhanced Conference Calls (Plataforma de Software para Chamadas em Conferência Melhoradas)

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de renome mundial, tais como o Grupo Vodafone, grupo Deutsche Telekom, Telefonica, Telecom Italia, Reliance (India), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Century Link (USA), Unitel, entre outros.

Nas empresas multinacionais, um dos métodos mais comuns para comunicação remota entre membros de equipas dispersas são as chamadas de voz em conferência. No entanto, da análise que fizemos nas ferramentas existentes existem uma enorme falta de suporte adicional para garantir os melhores índices de produtividade durante e após as chamadas de voz em conferência.

Neste sentido o objectivo do estágio é implementar um servidor aplicacional que permita aumentar a produtividade das reuniões nas chamadas de conferência.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um servidor, integrado com um sistema de chamadas de voz em conferência. Este servidor vai operacionalizar a preparação das reuniões e vai aumentar a produtividade no follow-up dessas reuniões remotas.

O estagiário deverá começar por estudar o estado da arte de soluções de conferências mobile (como o WebEx, Appear.in, UberConference, etc), bem como soluções gestão de chamadas em conferência (como o Worklife, etc).

O servidor irá fornecer um conjunto de APIs que serão utilizados por aplicações, bem como um pequeno interface Web para demonstrar a utilização desses APIs.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um project backlog com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja estável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Especificação de interfaces REST para aplicações móveis e Web;
- Definição do modelo de dados;
- Compreensão do modo de funcionamento dos WebSockets
- Estudo da framework Angular.js
- Desenvolvimento de um protótipo do servidor aplicacional, com interface REST e demonstração em Web/Javascript das seguintes funcionalidades:
1. Preparação e partilha da agenda (com base em templates);
2. Identificação automática da Chamada de Conferência;
3. Visualização dos itens da agenda;
4. Visualização da informação dos participantes;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas de implementação no servidor aplicacional:
1. Gestão dos itens da agenda durante a chamada da conferência, à medida que os tópicos são percorridos;
2. Gestão colaborativa, por parte de todos os participantes na conferencia, das notas e dos action items.
3. Gestão dos action items, durante e após a conferência (atribuir acções e fazer tracking do estado de execução).
- Preparação do protótipo para demonstrações;
- Testes funcionais;
- Testes de usabilidade;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da [url=https://www.wit-software.com/careers/]WIT Software[/url] em Taveiro (Coimbra). O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Para desenvolver este serviço, a WIT está preparada para acolher um estagiário nos tópicos de desenvolvimento de aplicações móveis, que terá à sua disposição Engenheiros experientes que poderão dar ajuda técnica.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre desenvolvimento de servidores aplicacionais em Java, bem como conceitos como usabilidade e integração com servidores usando tecnologias como REST/COMET.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do backlog e acompanha os milestones do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove os meetings e acompanha o aluno com regularidade.

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩