Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 01:58:36 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2016_N59 Qualidade de Serviço e de Experiência em redes móveis na ótica do utilizador final - desenvolvimento de uma App Android/iOS com funcionalidades de probing.

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Os operadores de redes móveis recorrem a equipamentos dedicados (sondas) para obtenção de métricas relativas ao desempenho, QoS e QoE das suas redes e serviços. Pretende-se desenvolver uma App Android/iOS com funcionalidades de probing, não só complementando os equipamentos dedicados na recolha de informação relativa ao desempenho, QoS e QoE, como também detetando problemas ao nível de rede e dos seus serviços automáticamente no próprio terminal do cliente final, como também disponibilizando ferramentas de teste ao cliente e ao suporte para uma maior celeridade na resolução de problemas.

Objetivo

De uma forma generalizada, os operadores de telecomunicações móveis recorrem a ferramentas de gestão de desempenho e qualidade de serviço (QoS) para obter informação para análise de performance assim informação para deteção e resolução de problemas. Parte destes dados são obtidos através de sondas colocadas em vários pontos da rede, que não só analisam o tráfego da mesma, como podem estimular a rede e os seus serviços, simulando interações efetuadas pelos clientes finais. As sondas são, tipicamente, equipamentos dedicados para este efeito, que proporcionam uma visão realista do estado da rede e dos seus serviços. Neste contexto, a transposição das funcionalidades de probing de desempenho e QoS das sondas dedicadas para os terminais móveis dos próprios clientes pode permitir não só uma recolha de dados a uma escala muito maior, resultando numa visão ainda mais precisa da performance da rede, como também acelerar de sobremaneira a resolução de problemas na rede, tanto reportados por clientes finais, como detetados de forma automática.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estado da arte de aplicações concorrentes
Levantamento e análise de requisitos

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Análise de viabilidade para Android e iOS e refinamento dos requisitos
Desenvolvimento da App
Análise dos resultados
Relatorio Final

Condições

O aluno será acompanhado internamente por uma equipa de I&D;
Durante a 2º Fase será atribuida Bolsa ao aluno

Observações

Aspetos inovadores:
Qualidade de Serviço e Experiência em larga escala; deteção e resolução de problemas com recurso ao terminal do próprio cliente para maior celeridade e consequente satisfação.
Referências bibliográficas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Quality_of_service
https://en.wikipedia.org/wiki/Quality_of_experience
http://developer.android.com/develop/index.html
https://developer.apple.com/library/ios/referencelibrary/GettingStarted/DevelopiOSAppsSwift/index.html
Competências Chave requeridas:Android, iOS

Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt

Orientador

Doutoramento - Francisco Fontes
PCarv@alticelabs.com 📩