Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 08:06:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2016_N33 reTHINK-Smart Contextual Assistance

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro/Lisboa

Enquadramento

A nova arquitetura reTHINK ambiciona satisfazer os requisitos das futuras redes 5G e de ser uma alternativa à atual arquitetura IMS (IP Multimedia Sub-System). A arquitetura reTHINK segue os padrões arquiteturais de Microservices e os princípios da computação periférica (edge computing), usando um novo e revolucionário conceito de serviço chamado Hyperlinked Entity (“Hyperty”). Uma Hyperty representa um utilizador e pode ser executado nos dispositivos do utilizador ou na rede, disponibilizando um ponto de comunicação (peer) para trocar dados com outras Hyperties. As Hyperties usam a tecnologia WebRTC para disponibilizar funcionalidade de comunicação Multimédia em tempo real. Esta nova arquitectura suporta duma forma mais flexível e eficiente comunicações sociais sensíveis ao contexto e serviços de Internet-of-things (IoT).

Objetivo

A tecnologia WebRTC permite a comunicação tempo real entre browsers, sem a necessidade de instalar aplicações ou plug-ins adicionais. Consequentemente, as comunicações de voz e vídeo, ou qualquer outro serviço, em tempo real (i.e. conferência, chamadas de voz/vídeo e jogos) são suportados duma forma nativa pelos browsers.
Desenho e desenvolvimento duma Aplicação Web, que usa o paradigma do Assistente Virtual (eg Alexa, Facebook Bots), com uma forte componente de comunicação e partilha em tempo real. O comportamento da aplicação adapta-se de acordo com o contexto do utilizador, que é inferido usando dados recolhidos por sensores e.g. de localização e de atividade. Esta aplicação irá demonstrar a framework de serviços do projeto reTHINK, de acordo com o novo conceito de serviço Hyperty. Uma Hyperty é um Microservice web que representa o utilizador sendo executado sempre que possível nos seus dispositivos (e.g. smartphones) ou em servidores periféricos da rede (edge computing).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 - Estudo e experimentação da plataforma reTHINK e das ferramentas de desenvolvimento de Hyperties. Adicionalmente serão avaliados dispositivos IoT a integrar na Aplicação.
T2 - Desenvolvimento de Hyperties Conversacionais (comunicação em tempo real entre seres humanos como vídeochat, partilha de ficheiros etc) e de Contexto (recolha e processamento de dados de dispositivos inteligentes como pulseiras inteligentes)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3- Desenvolvimento da Aplicação “Smart Contextual Assistance” usando as Hyperties desenvolvidas anteriormente. Esta aplicação disponibiliza funcionalidades de assistência individual de acordo com o contexto do utilizador quer seja num âmbito profissional (e.g. comunicações de suporte ao cliente) quer seja num âmbito pessoal (e.g. fitness).
T4- Validação e Operacionalização das Hyperties e do cenário desenvolvido em ambientes Cloud;
T5 – Escrita do relatório final

Condições

O aluno será acompanhado internamente por uma equipa de I&D;
Durante a 2º Fase será atribuida Bolsa ao aluno

Observações

Aspetos inovadores:

O projecto reTHINK e a Aplicação de demonstração “Smart Contextual Assistance”, introduz um conjunto de conceitos inovadores e disruptivos, com destaque para:
- O Conceito de Hyperty como um Microservice que é executado duma forma segura na periferia da rede em nome de um utilizador
- Os conceitos de Protocol on-the-fly e de sincronização de dados P2P usando o padrão de comunicação Reporter-Observer, permitem interoperabilidade completa entre Serviços e sem necessidade de normalização de protocolos.
- Um modelo de confiança e segurança com separação entre lógica do negócio e gestão de identidades

Ferramentas a utilizar :
Linguagens de programação Web (HTML5, Javascript, CSS)
- Ferramentas de desenvolvimento de Hyperties (https://github.com/reTHINK-project/dev-hyperty-toolkit)
- Ferramentas de análise de rede (Wireshark, TCPdump,.)
Referências bibliográficas:
https://github.com/reTHINK-project
https://github.com/reTHINK-project/dev-hyperty-toolkit
http://martinfowler.com/articles/microservices.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Edge_computing
http://www.w3.org/TR/webrtc/

Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt

Orientador

Doutoramento - Francisco Fontes
PCarv@alticelabs.com 📩