Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 07:08:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Lead Management for Research Projects and Proposals

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra, Lisboa ou Porto

Enquadramento

O iUAb - Gabinete de Apoio a Projetos e Investigação e Desenvolvimento da Universidade Aberta é um serviço de apoio à reitoria, que tem por missão dinamizar a política e estratégia de desenvolvimento institucional e de investigação da Universidade e dos seus centros e polos, promovendo a captação de investimento externo e apoiando a elaboração e submissão de candidaturas a projetos nacionais e internacionais.
A Universidade Aberta tem sede em Lisboa, delegações no Porto e em Coimbra, e gabinetes de apoio disseminados pelo país e estrangeiro.
É a universidade pública portuguesa de ensino à distância, com milhares de alunos no estrangeiro, não apenas em território nacional.

Objetivo

Pretende-se implantar no iUAb um sistema de gestão de oportunidades. Em inglês, "lead management software", um tipo de software da área do CRM ("customer relationship management"). Para tal, torna-se necessário estudar e analisar comparativamente os produtos existentes no mercado e as suas funcionalidades, para avaliar a sua aplicabilidade ao contexto do iUAb, seguindo-se adaptação ou expansão dessas funcionalidades por desenvolvimento à medida. Neste contexto, "oportunidades" são contactos de investigadores, contactos de empresas e instituições, lançamento de concursos de financiamento e outras fontes potenciais de financiamento à investigação.
Como aspetos inovadores, refira-se que a gestão de oportunidades é classicamente aplicada a contextos comerciais, de prestação de serviços e venda de produtos, não sendo conhecidos casos de aplicação em contexto universitário ou de centros de investigação para dinamizar a captação de financiamento e de projetos. Desta forma, o projeto é promissor na medida em que pode resultar num produto/serviço dedicado a um novo mercado de utilizadores.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Estudar os conceitos basilares: Lead Management, Dinamização da Investigação Científica.
2 - Analisar a orgânica e funcionamento do contexto (iUAb)
3 - Estudar e comparar soluções atuais de Lead Management Software, com ênfase em pacotes open source, que possam ser modificados e expandidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4 - Conceber uma adaptação ao cenário do iUAb e implementar um protótipo no terreno
5 - Testar e refinar o protótipo em iterações sucessivas.
6 - Completar a redação da dissertação ou relatório.

Condições

O aluno poderá utilizar como espaço de trabalho as instalações da Universidade Aberta, que em Coimbra tem a sua delegação na rotunda dita "do papa", junto aos Arcos de Jardim, no Porto na Rua do Amial e em Lisboa na R. Braamcamp. Se preferir, será possível analisar a possibilidade de utilizar os espaços dos Centros Locais de Aprendizagem, um pouco por todo o país:
[url=http://www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/servicos-desconcentrados/cla]http://www.uab.pt/web/guest/organizacao/servicos/servicos-desconcentrados/cla[/url]

Referências bibliográficas de apoio:

Johnson, J. (2014). Maximising sales lead opportunities. World Pumps, 2014(5), 18-19.
Parvatiyar, A., & Sheth, J. N. (2001). Customer relationship management: Emerging practice, process, and discipline. Journal of Economic and Social research, 3(2), 1-34.
Khodakarami, F., & Chan, Y. E. (2014). Exploring the role of customer relationship management (CRM) systems in customer knowledge creation. Information & Management, 51(1), 27-42.
Nguyen, B., & Mutum, D. S. (2012). A review of customer relationship management: successes, advances, pitfalls and futures. Business Process Management Journal, 18(3), 400-419.

Observações

O aluno poderá dar seguimento ao tema no âmbito de estudos doutorais ou projetos de gestão de ciência e tecnologia.
Poderá igualmente, caso o trabalho resulte num produto diferenciado e inovador, desenvolver uma spin-off para desenvolvimento empresarial do mesmo, ao abrigo dos regulamentos de propriedade intelectual da UAb e do INESC TEC.
A Universidade Aberta partilha recursos com o Laboratório Associado INESC TEC. Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal.
Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).
Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®.
Em 2010, o modelo de elearning desenvolvido e praticado pela UAb foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UAb foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes. Em 2011, a UAb foi distinguida com o 1º Nível de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM).

Orientador

Leonel Morgado
leonel.morgado@uab.pt 📩