Alunos com Propostas Atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 19:10:51 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Software Platform to support chat assistants and smart replies using NPL (Implementação de uma plataforma de suporte a assistentes de Chat e respostas inteligentes usando linguagem natural)

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de renome mundial, tais como o Grupo Vodafone, grupo Deutsche Telekom, Telefonica, Telecom Italia, Reliance (India), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Century Link (USA), Unitel, entre outros.

As aplicações de Social Messaging como o WhatsApp, Snapchat, Facebook Messenger, Line, conquistaram a preferência de centenas de milhões de utilizadores. Nesta área do Messaging surgiu agora um trend que passa pela disponibilização de Bots de comunicação para fornecer serviços informativos automáticos.

Este estágio consiste na prototipagem de um servidor aplicacional, que dê suporte a serviços de mensagens automáticas e respostas inteligentes (smart replies). Este servidor aplicacional irá ser usado por Apps Android e iOS (alvo de estudo noutros dois estágios).

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um servidor aplicacional de suporte a mensagens automáticas e geração de respostas inteligentes integrada com o serviço de comunicação por mensagens de chat.

Nesse sentido pretende-se investigar soluções para interpretação das mensagens do utilizador (usando técnicas de linguagem natural) permitindo uma conversa fluída e com contexto.

O protótipo será focado em sistemas de gestão de interesse em temas (Empresas, Notícias, Tempo, etc.), escalonamento de envio de informação, integração e parsing de informação externa.

O servidor aplicacional resultante do estágio, deverá não só ser capaz de enviar informação para o utilizador sob a forma de mensagem, mas também de reagir a mensagens enviadas pelo utilizador e interpretá-las como acções.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um project backlog com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:

- Estudo da arquitectura de uma rede de um operador;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de Bots de comunicação;
- Desenvolvimento de protótipos com as seguintes funcionalidades:
1.Implementação do suporte para um Bot de Notícias
2. Implementação do suporte para um Bot de Meteorologia
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Continuação dos desenvolvimentos do protótipo:
1. Implementação do suporte para Chat Assistants;
2. Implementação do suporte para um Bot de uma Pizzaria;
- Preparação do protótipo para demonstrações;
- Testes funcionais;
- Testes de usabilidade;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da [url=https://www.wit-software.com/careers/]WIT Software[/url] em Taveiro (Coimbra). O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Para desenvolver este serviço, a WIT está preparada para acolher um estagiário nos tópicos de desenvolvimento de aplicações móveis, que terá à sua disposição Engenheiros experientes que poderão dar ajuda técnica.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento avançado sobre Servidores Aplicações de suporte a Aplicações Móveis.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do backlog e acompanha os milestones do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove os meetings e acompanha o aluno com regularidade.

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩