Alunos com Propostas Atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 03:08:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Android app for 360º visual calls (Chamadas em Conferência com Vídeo em 360º)

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de renome mundial, tais como o Grupo Vodafone, grupo Deutsche Telekom, Telefonica, Telecom Italia, Reliance (India), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Century Link (USA), Unitel, entre outros.

Nos últimos 3 anos, a indústria de dispositivos de consumo viu aparecer muitos aparelhos de realidade virtual, bem como câmaras de gravação em 360º, o que permite aos consumidores gravar e partilhar vídeos imersivos. Esta tecnologia tem um enorme interesse para algumas aplicações de consumo assim como em aplicações empresariais.

Este estágio consiste na prototipagem de uma aplicação para smartphones Android que irá permitir ao utilizador participar numa reunião remota, podendo visualizar toda a sala, em 360º. A experiência de utilização é muito relevante, pois durante uma reunião, a pessoa que está a falar na sala pode mudar rapidamente, pelo que o sistema deverá conseguir focar quem está a falar num determinado momento.

Objetivo

O estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um sistema que recebe vídeo de uma câmara em 360º, e transmite esse vídeo para uma aplicação Android.

Para tal, será necessário atingir os seguintes objectivos:
- Utilização de uma câmara de gravação em 360º para capturar imagens de uma sala de reuniões, e transmitir para um servidor central.
- Desenvolvimento de uma app Android para visualização em 360º do vídeo da reunião em tempo-real, usando o giroscópio do aparelho, ou swipe no display.
- Análise de informação no áudio e/ou vídeo, para identificação de quem está a falar durante a reunião, com o objectivo de enquadrar a imagem na pessoa que está a falar.
- Implementação da visualização da reunião usando um aparelho de Realidade Virtual (Oculus Rift).

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um project backlog com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo dos sistemas de camaras 360º e protocolos de transmissão de vídeo.
- Estudo da plataforma Android e as suas capacidades de reprodução de vídeo.
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Instalação de um ambiente de testes:
a. Uma câmara de 360º (poderá ser a HD GoPro 360º)
b. Um servidor aplicacional, com suporte para estabelecimento de ligações SIP, para transmissão do vídeo MP4;
- Desenvolvimento de um protótipo da aplicação Android para visualização de vídeo simples;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento de sistema de pan & zoom manual na aplicação Android;
- Investigação de tecnologias e bibliotecas já existentes de reconhecimento facial, tais como OpenCV ou CCV;
- Implementação de reconhecimento facial, e utilização desse reconhecimento para listagem de participantes;
- Detecção da pessoa que está a falar, e utilização da informação para efectuar pan & zoom automático;
- Preparação do protótipo para demonstrações;
- Testes funcionais;
- Testes de usabilidade;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da [url=https://www.wit-software.com/careers/]WIT Software[/url] em Taveiro (Coimbra). O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Para desenvolver este serviço, a WIT está preparada para acolher um estagiário nos tópicos de desenvolvimento de aplicações móveis, que terá à sua disposição Engenheiros experientes que poderão dar ajuda técnica.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre tecnologias de transmissão de vídeo HD em 360º, bem como conhecimentos avançados no desenvolvimento de aplicações Android.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do backlog e acompanha os milestones do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove os meetings e acompanha o aluno com regularidade.

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩