Alunos com Propostas Atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 08:50:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

WineUP Web - Desenvolvimento de plataforma Web

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O projeto WINEUP tem como objetivo criar uma solução que dê resposta a um conjunto de necessidades identificadas junto do setor vitivinícola. Para tal, pretende-se investigar e desenvolver novas metodologias de previsão meteorológica de elevada resolução e um novo conceito de virtualização de sensores, que irá permitir uma monitorização e caracterização da vinha com elevada resolução, maximizando a relação custo-benefício da mesma.

A solução a desenvolver no projeto será composta por uma plataforma Web (WineUP Web) e por uma plataforma Móvel (WineUP App. Mobile) ambas direcionadas para a área da viticultura de precisão, tendo como objetivos:
1) Desenvolver novos modelos meteorológicos de elevada resolução;
2) Desenvolver um novo conceito de dispositivo virtual para recolha de informação;
3) Desenvolver algoritmos preditivos de eventos extremos de elevada fiabilidade e resolução geográfica.

Objetivo

O estágio tem como objetivos a conceção da plataforma WINEUP Web, que será responsável por interligar os diferentes componentes do sistema WineUP e integrar os algoritmos a desenvolver no âmbito do projeto.
Sendo assim, esta plataforma será responsável pela comunicação entre as redes de sensores e a plataforma web e entre a plataforma web e a aplicação móvel. Para além dos módulos de comunicação, a plataforma deverá integrar:
- algoritmos de deteção de eventos extremos e de indicadores preditivos, para tal serão correlacionadas todas as variáveis disponíveis e desenvolvidas metodologias que permitem identificar as variações que provocam estes eventos;
- algoritmos para virtualização de sensores, que permitam validar o conceito de sensores virtuais;
- algoritmos para deteção de falhas e calibração de sensores;
- e modelos preditivos de elevada resolução geográfica, que consistem no desenvolvimento de modelos estatísticos que permitem correlacionar a informação dos modelos físicos com uma resolução elevada, com dados medidos numa determinada localização, e assim criar um modelo adaptado à localização.
Não será responsabilidade do estagiário desenvolver os algoritmos referidos anteriormente, mas sim integra-los na plataforma a desenvolver.
No âmbito deste estágio deverá ainda ser desenhado um conjunto alargado de testes, que permitirá garantir o correto funcionamento da plataforma web após a integração de todos os módulos desenvolvidos e de todos os componentes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.

Nota 1: a escrita do relatório para defesa intermédia (deve ir sendo realizado ao longo do semestre)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Nota 2: A escrita do documento final da dissertação deverá ser realizada ao longo do trabalho.

Condições

Estágio remunerado (a existência ou não de remuneração estará dependente da aprovação do financiamento candidatado).

Observações

Sem observações

Orientador

Carlos Lopes
clopes@ipn.pt 📩