Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 15:27:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Process Improvement through Continuous Deployment

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

IPN-Incubadora

Enquadramento

Os processos de engenharia actuais estão a ser revolucionados por ferramentas de DevOps, que diminuem significativamente a distância entre o desenvolvimento e o gestão da infraestrutura (on-premises ou cloud). Por seu lado, estas ferramentas abrem portas à agilização dos processos de deployment, de tal forma que podemos hoje assistir à implementação de metodologias de Continuous Deployment. Isto é, nas condições certas, o trabalho dos developers, assim que colocado nas ferramentas de versionamento (como o Git) pode despoletar os mecanismos de verificação, validação e garantia de qualidade que resultem na sua imediata colocação em ambiente de produção.

A Ubiwhere já tem hoje em dia um conjunto de mecanismos e ferramentas que possibilitam automatizar vários dos passos necessários para a implementação de um sistema de Continuous Deployment. No entanto, é essencial que se desenhe um processo e um workflow organizacional que viabilize a sua implementação, transversalmente, na empresa.

Objetivo

O objectivo deste estágio é assim desenhar, implementar e integrar este fluxo nos Sistemas de Informação da Ubiwhere, criando os mecanismos organizacionais para que o Continuous Deployment seja uma realidade em todas as equipas. O estagiário trabalhará com a equipa de QA da empresa, terá grande apetência e interesse por Gestão de Projecto, de Processo, Cultura Organizacional e Melhoria Contínua, e trabalhará com ferramentas de virtualização, gestão de código, qualidade de código, code review, automatização e scripting.

Isto significa analisar as ferramentas actuais, estudar boas práticas de Continuous Delivery e Continuous Deployment, desenhar um fluxo processual adequado à organização, testar e validar esse fluxo para que este possa ser completamente automatizado, e extrair métricas de qualidade da implementação, que garantam que é possível monitorizar a sua implementação e melhorá-la continuamente.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

S1
T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte
T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos

Plano de Trabalhos - Semestre 2

S2
T3 – Desenvolvimento da solução
T4 – Testes
T5 – Elaboração da Dissertação

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)
- Integração na equipa com sede no Instituto Pedro Nunes
- Acesso a ambiente de desenvolvimento e material necessário

Orientador

Carlos Oliveira
coliveira@ubiwhere.com 📩