Proposta submetida

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 10:39:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Modelos de Dados para Edge Computing

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Edge Computing (EC) é um paradigma de arquitetura recente que aproxima a computação dos utilizadores finais, com o objetivo de reduzir latências, evitar perdas de largura de banda e alcançar maior confiabilidade. A evolução das tecnologias de comunicação móveis e sem fios, atualmente na quinta geração (5G), dá origem a diversas aplicações que beneficiam de EC.
Um sistema de EC é constituído por vários dispositivos distribuídos por diferentes camadas da arquitetura, bastante heterogéneos e com diferentes capacidades, tanto para gerar dados como na sua interpretação. Deste modo, criar um modelo de dados, ou adaptar outros já existentes, como o modelo relacional, orientado a objetos, ou hierárquico, entre outros, que se adeque a todas as necessidades dos diferentes dispositivos e camadas da rede não é trivial.
Adicionar a este modelo funções de agregação, funções de sumarização, protocolos de comunicação, de gestão de informação, segurança, mantendo uma total transparência para o utilizador, torna-se num desafio para o programador. Superar estes desafios resultará numa incrível ferramenta para o futuro desenvolvimento destes sistemas de EC.

Objetivo

Com a presente proposta de mestrado pretendem-se atingir os seguintes objetivos genéricos:
• Tomar conhecimento do paradigma EC e dos modelos de dados utilizados nestes sistemas;
• Analisar quais os modelos de dados (relacional, orientado a objetos ou hierárquico, entre outros) que mais se adequam à realidade de EC;
• Avaliar estes modelos de modo a investigar a sua possível extensão ou a criação de uma nova linguagem de modelação de sistemas;
• Colaborar na produção de uma ferramenta que permita a implementação de um modelo de dados, com diversas funções, como agregação, sumarização, segurança, entre outras, implementadas de raiz, mantendo uma total transparência para o utilizador final.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• T1 – Pesquisa bibliográfica – Aquisição de conhecimentos aprofundados em EC e Modelos de Dados para EC.
• T2 – Estudo e avaliação inicial dos Modelos de Dados para EC.

Resultados do primeiro semestre de estágio:
• Relatório intermédio
• Avaliação inicial de modelos de dados adequados a EC

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• T3 – Estudo e avaliação dos Modelos de Dados para EC – Estudo, desenvolvimento e avaliação de um modelo de dados que dê resposta às necessidades de computação e de gestão de dados de sistemas de EC.
• T4 – Análise dos resultados – Análise e comparação dos resultados obtidos. Produção de tabelas, gráficos e grelhas comparativas.
• T5 – Colaboração numa ferramenta de implementação do Modelo de Dados – Desenvolvimento de uma ferramenta que dê resposta às novas necessidades dos sistemas EC.
• T6 – Elaboração do Relatório e do Artigo – Preparação do relatório final. Submissão de um artigo científico a uma conferência internacional. A elaboração do relatório e do artigo deverão ser efectuadas gradualmente ao longo do estágio.

Resultados do segundo semestre de estágio:
• Relatório final
• Submissão de um artigo científico a uma conferência internacional

Condições

O trabalho decorrerá no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

Orientador

Vasco Nuno Sousa Simões Pereira e Bruno Miguel Brás Cabral
vasco@dei.uc.pt 📩