Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 13:07:24 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma para monitorização de consumos em edifícios - Data Crunching

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da FCTUC

Enquadramento

A presente proposta têm como enquadramento a colaboração entre o DEI e a empresa Streamline Lda, formalizada num estágio de Mestrado no ano lectivo proposto. A experiência da empresa na área de Redes e Sistemas de Informação proporciona ao aluno condições de trabalho e orientação científica adequadas ao projecto em causa. Este estágio está directamente relacionado com o projecto MEWaGO, em desenvolvimento pela Streamline.
O protocolo assinado entre o DEEC e a Streamline, que decorre de um contrato de prestação de serviços entre as duas organizações, permite a utilização do edifício do mesmo como caso de estudo para desenvolvimento de um protótipo.

Objetivo

Este estágio consiste no desenvolvimento de funcionalidades para o sistema de monitorização de consumos (água, gás e electricidade) em edifícios, bem como análise do conforto térmico.
A plataforma utilizará dados armazenados por sistemas instalados no DEEC, DEI, DEM e DEC do Pólo 2 da FCTUC, que neste contexto de desenvolvimento servirão de piloto para testes e melhoramentos da aplicação.
A plataforma encontra-se já num estado avançado de desenvolvimento, sendo que o presente estágio pretende melhorar concretamente as funcionalidades de análise financeira dos dados obtidos, utilizando tarifários, previsões de custos e localização de oportunidades de racionalização de consumo. O desenvolvimento deverá dotar a plataforma de funcionalidades que permitam estabelecer padrões de consumo, facilitando o conhecimento dos custos específicos dos principais sectores/equipamentos da instalação. Com base nesta informação, será possível estabelecer um plano de acção, atribuindo prioridades de intervenção para os sectores/equipamentos com consumos considerados excessivos, verificar qual a melhor opção tarifária ou até auxiliar na análise das propostas de alteração de tarifário dos diversos comercializadores de energia, que têm lugar normalmente ao final de cada ano. Possibilitará também avaliar a eficiência das medidas implementadas, através da consulta dos dados armazenados à posteriori, comparando-as com medições anteriores. O sistema permitirá ainda detectar situações menos normais através da visualização a tempo real das diversas grandezas em monitorização, observando consumos ou evoluções não proporcionais à utilização, auxiliando assim os serviços de manutenção.
Utilizando todas as potencialidades do sistema, um gestor de um edifício poderá tomar decisões (deslocamento de cargas, aplicação de tecnologias mais eficientes, mudança de combustíveis, etc.) que conduzam a economias significativas de energia, apesar do facto de a instalação destes sistemas ser uma medida normalmente pouco valorizada. A avaliação de sistemas de gestão de energia em funcionamento cria potencialmente benefícios que conduzem a retornos de investimento com ciclos relativamente curtos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

FASE 1 :
Estudo do conceito da plataforma - Conceitos básicos e análise superficial.
Análise da documentação existente, produzida pela Streamline, para enquadramento contextual.

FASE 2 :
Análise de requisitos e avaliação das ferramentas existentes para o desenvolvimento da plataforma;
Elaboração de um documento com as especificações técnicas e de usabilidade para as diferentes interfaces.

FASE 3 :
Módulo de análise financeira, utilizando tarifários, previsões de custos e localização de oportunidades de racionalização de consumo.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

FASE 4 :
Módulo de Análise Tarifária, com carregador, comparador e simulador de Tarifários.

FASE 5 :
Módulo de detecção de padrões de consumo, com dectecção automática de anomalias de consumo, observando consumos ou evoluções não proporcionais à utilização.

FASE 6 :
Testes exaustivos e melhoramentos da interface.

FASE 7 :
Elaboração do relatório final.

Condições

- Estágio não remunerado;
- O estagiário deve possuir um computador portátil para desenvolvimento das suas actividades;
- Disponibilização de posto de trabalho;

Orientador

Francisco Maia
famaia@streamline.pt 📩