Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 21:20:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2017_N37 Automação de Testes Contínuos

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Testes contínuos é o processo de executar testes automáticos como parte da linha de entrega de software. Este procedimento permite obter feedback imediato sobre riscos que possam existir na solução, com esta informação é possível reduzir o custo da qualidade e segurança, melhorar o tempo de ciclo e libertar recursos com a automatização de testes. Um ambiente de testes contínuo associado com ferramentas de integração contínua permite validar todos os requisitos multiplas vezes durante o ciclo de desenvolvimento e entre versões, validando que os objectivos de negócio são assegurados e novas funcionalidades são implementadas corretamente.

Objetivo

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver software de testes, de forma a garantir a qualidade de um sistema distribuido de Policy e Charging, na área das telecomunicações. No desenvolvimento de software para testes é necessário criar código de alta qualidade, robustez, flexibilidade e performance. A implementação dos testes automatizados é suportada por ferramentas de testes e integração continua, que garantem a execução e disponibilização dos resultados. A engenharia de software está focado na testabilidade e inclui experiência no processo de desenvolvimento de software para testes de soluções onde terá interação com todo o ciclo de vida dos testes planeamento, preparação, especificação, implementação, execução e entrega.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo e desenvolvimento de software de teste;
Participação no ciclo de vida de testes automáticos: planeamento, preparação, especificação, implementação, execução e entrega.
Elaboração de relatório Intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Continuidade do estudo e desenvolvimento de software de teste;
Participação no ciclo de vida de testes automáticos: planeamento, preparação, especificação Final.

Condições

O aluno integrará processo de seleção;
O responsável do projeto fará parte na entrevista de forma a esclarecer o aluno sobre o desenvolvimento do projeto;
Para o desenvolvimento do projeto o aluno será integrado numa equipa de I&D;
No semestre 2 será atribuída bolsa ao aluno

Observações

Competências requeridas para um bom desenvolvimento do projeto:
Ruby;Cucumber;Jenkins;Linux;Web services;Protocolos de rede


Aspetos Inovadores:
Desenvolvimento de um ecosistema independente de testes continuos, que permita de forma fácil e agil validar a instânciação de uma solução de Policy e Charging. Integração com tecnologias de deploy (ansible) para tirar proveito de novas técnicas de contentores (dockers), num ecosistema controlado por jenkins, cucumber e ferramentas de testes proprietárias.

Orientador

Francisco Manuel Marques Fontes
oriontes@sapo.pt 📩