Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 21:23:18 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

SmartSearch – Search Engine with Natural Language Processing

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Lionesa, Porto

Enquadramento

A Farfetch, fundada em 2008 pelo empresário português José Neves, é um Marketplace de e-commerce para boutiques de luxo existentes em todo o mundo. Tendo evoluído para uma plataforma para a indústria de luxo, a Farfetch garante uma experiência única naquela que é a plataforma mais extensa de produtos selecionados de luxo. Tal encaminha-nos para um constante aperfeiçoamento da experiência do utilizador, melhorando a descoberta de produtos sendo a pesquisa um dos pontos de entrada.
A pesquisa livre em motores de pesquisa, apesar de ser um tópico vasto e com inúmeros trabalhos dedicados ao tema, continua a apresentar-se como um desafio onde soluções atuais ora consistem em pesquisa por palavras-chaves ou simples regras de associação ad-hoc. Recentemente, abordagens recorrendo a metodologias baseadas em redes neuronais têm trazido resultados bastante promissores.
Da perspetiva aplicacional, em plataformas e-commerce para moda, uma pesquisa como “floral dresses” pode ser facilmente correlacionada com a descrição dos produtos. No entanto, a apresentação de resultados para uma pesquisa como “best dolce gabbana dress” ou “which dolce gabbana dress should I wear on a Sunday afternoon” pode apresentar-se como um problema não trivial dependendo de vários fatores como: produto, perspetivas / gosto do utilizador ou até mesmo tendências de moda.

Objetivo

Será objetivo desta tese a implementação de uma solução inovadora para melhorar e enriquecer o motor de pesquisa da Farfetch. Para o efeito, o aluno terá que investigar as metodologias apresentadas na literatura identificando as lacunas existentes em contraste com a solução atualmente em vigor.
A solução será construída a partir da base de dados já existente da Farfetch, consistindo na descrição e atributos dos produtos e, iterações dos utilizadores com a plataforma. Com base do conhecimento adquirido durante o primeiro semestre, o aluno irá propor uma solução para que seja possível responder a questões complexas de texto livre.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos:
- Estado da Arte (2 meses);
- Fundamentos (2 meses);
- Proposta da solução;
- Escrita do relatório (1 mês).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalho para o segundo semestre, assim como a sua calendarização, consistirá na:
- Implementação da Prova de Conceito (2 meses);
- Avaliação dos resultados;
- Implementação da solução em ambiente de produção / AB test;
- Escrita da Tese (1 mês).

Condições

Será providenciado um computador portátil e alguns recursos bibliográficos para a execução do plano de trabalhos descritos em cima. O escritório da Lionesa encontra-se relativamente perto do polo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Observações

N/A

Orientador

Ricardo Jorge Gamelas de Sousa
ricardo.sousa@farfetch.com 📩