Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-16 16:54:49 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

SDK para Bot de self-care

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (USA) e Everything Everywhere (UK). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. Tem escritórios em Portugal e Reino Unido. Os centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto e Leiria.
Nos últimos anos, temos assistido a uma nova tendência no aumento da comunicação através de chat. As aplicações como WhatsApp, iMessage ou Facebook Messenger, conquistaram a preferências dos utilizadores. Ultimamente alguns destes serviços de messaging começaram a investir em Bots de comunicação para fornecer serviços informativos. A WIT Software tem no seu portfólio de produtos uma plataforma de Bots conversacionais para fornecer serviços de resposta automáticos.

Neste contexto existe um Bot particularmente importante na área de apoio ao cliente que permite fornecer ao utilizador um serviço de suporte, disponível 24 horas por dia, e deste modo reduzir o fluxo de chamadas nos call centers.

Este estágio consiste na prototipagem de um SDK para aplicações móveis Android que disponibilize um interface conversacional para comunicar com este Bot de self-care.

Objetivo

O objetivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um SDK para dispostos móveis de modo a ser integrado numa aplicação móvel e disponibilizar assim ao utilizador um canal de chat para falar com o Bot de apoio ao cliente.

Neste sentido será necessário implementar na plataforma WIT Bot Gateway um novo canal de comunicação que permita ao SDK aceder ao Bot e trocarem mensagens.

O SDK deverá ser o mais autónomo possível e isolado da aplicação principal onde estará embutido, disponibilizando um interface bem definido para a sua configuração e arranque.

O SDK dever permitir não só a troca de mensagens textuais, mas também ser capaz de renderizar alguns dos elementos gráficos comuns nos Bots: quick replies, carousel images, web links, etc.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja estável e que demonstre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:

- Estudo da plataforma Android;
- Estudo da plataforma WIT Bot Gateway;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de funcionalidades básicas de comunicação com o Bot;
- Criação de um novo interface de comunicação na WIT Bot Gateway:
1. Definição do API;
2. Suporte para autenticação no Bot;
3. Suporte para receber mensagens;
4. Suporte para enviar mensagens push com as respostas.
- Desenvolvimento de um protótipo de um SDK Android com as seguintes funcionalidades:
1. Descoberta e subscrição do Bot de apoio ao cliente;
2. Autenticação no Bot;
3. Implementação de interface para perguntas e resposta textuais com o Bot.
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:

- Continuação dos desenvolvimentos do protótipo:
1. Suporte para quick replies;
2. Suporte para carousel imagens;
3. Suporte para web links com webviews;
4. Suporte para menu persistente;
5. Suporte para partilha de localização;
6. Suporte para themes no user interface conversacional;
- Preparação do protótipo para demonstrações;
- Testes funcionais;
- Testes de usabilidade;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre a plataforma Android bem como de conceitos como usabilidade e escalabilidade no contexto de aplicações móveis. Além disso, irá adquirir conhecimentos na áreas Bots conversacionais

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade

Orientador

Hugo Gaspar
hugo.gaspar@wit-software.com 📩