Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:00:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Smart Destination Apps

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro / Coimbra

Enquadramento

O turismo é atualmente a maior ‘indústria’ a nível mundial (geração de emprego e criação de riqueza) e, em conformidade com as estimativas da World Tourism Organization (UNWTO), será expectável que a médio/ longo prazo, este setor reforçe esta posição de liderança. Neste sentido, importa que os destinos turísticos sejam cada vez mais dotados de ferramentas, nomeadamente tecnológicas e inovadoras, que facilitem a visita e potenciem a experiência dos turistas no território.

Neste sentido, propõe-se a implementação um sistema de observação e monitorização do comportamento do turista no destino, através do desenvolvimento de um APP, que para além de integrar a oferta turística local (principais recursos/ produtos turísticos), disponibiliza também uma short-list das principais atividades econômicas ligadas direta e indiretamente ao setor do turismo. Esta APP será objeto de avaliação permanente e de uma progressiva expansão da rede de atividades económicas que integrará, assim como dos recursos turísticos que compreenderá, assumindo os próprios turistas (utilizadores desta tecnologia/ serviço) um papel central neste processo de avaliação.

Objetivo

Neste projeto, o aluno deverá criar uma APP (Android e/ou iOS) de destino turístico (ofertas turísticas locais, roteiros temáticos, interfaces com as várias atividades económicas, entre outros).
Será também importante Implementar a integração com sensores e beacons nas principais atividades econômicas características do turismo no destino, assim como a integração de wearables para os turistas no decurso da estada/ experiência no destino.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte - Pretende-se que, nesta tarefa, o aluno realize um estudo do estado da arte no âmbito do tópico apresentado. Este estudo servirá como base teórica para o desenvolvimento da solução a implementar no segundo semestre. Este conteúdo servirá ainda como base académica para suportar os primeiros capítulos da dissertação.

T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos - Esta fase inicia-se após o estudo do estado da arte e suporta, com apoio da equipa técnica, a base tecnológica da solução. É expectável que o aluno realize um documento de user stories e especificação dos requisitos da solução.

T3 - Definição da Arquitectura da Solução - Após definidos e acordados os requisitos da solução, o aluno especificará, com o apoio da equipa da Ubiwhere, a arquitectura geral da solução e respectivos módulos a implementar/integrar.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento da solução - Nesta tarefa o aluno irá implementar a solução definda em tarefas anteriores.

T5 – Testes - Esta tarefa serve para realizar a bateria de testes à solução.

T6 – Elaboração da Dissertação - Esta tarefa realiza-se durante todo o estágio e receberá inputs de todas as outras. O produto final será a dissertação.

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

Ricardo Machado
rmachado@ubiwhere.com 📩