Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 02:34:13 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Door-to-Door Mobility-as-a-service

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra/ Aveiro

Enquadramento

Numa altura em que são oferecidos cada vez mais serviços de mobilidade distintos, assim como diferentes possibilidades de deslocação nas áreas urbanas, existe uma clara falta de integração da mobilidade. Os actuais operadores possuem diferentes aplicações de planeamento de viagens, não sincronizando os seus horários, assim como optando por métodos de pagamento e módulos de bilhética distintos entre eles, o que acaba por aumentar a complexidade para quem pretende deslocar-se, utilizando as alternativas à viatura privada.

A Ubiwhere detem várias soluções focadas na mobilidade urbana, no entanto, é necessário melhorar as componentes de transportes publicos e mobilidade door-to-door.

Objetivo

Pretende-se que, com este estágio, o aluno realize um levantamento das tecnologias normalmente associadas a este campo da mobilidade, tendo como objectivo a realização de um estudo dos serviços de mobilidade existentes. Posteriormente, este estudo deverá trasformar-se numa aplicação que faça planeamento multi-modal de viagens para passageiras, tendo por base informação estática e em tempo real.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte - Pretende-se que, nesta tarefa, o aluno realize um estudo do estado da arte das plataformas de mobilidade door to door existentes no mercado. Este estudo servirá como base teórica para o desenvolvimento da solução a implementar no segundo semestre. Este conteúdo servirá ainda como base académica para suportar os primeiros capítulos da dissertação.
** R1 - Relatório de Estado da Arte

T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos - Esta fase inicia-se após o estudo do estado da arte e suporta, com apoio da equipa técnica, a base tecnológica da solução. É expectável que o aluno realize um documento de user stories e especificação dos requisitos da solução.
** R2 - Relatório de definição de User Stories

T3 - Definição da Arquitectura da Solução - Após definidos e acordados os requisitos da solução, o aluno especificará, com o apoio da equipa da Ubiwhere, a arquitectura geral da solução e respectivos módulos a implementar/integrar.
** R3 - Relatório da Arquitectura

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento da solução - Nesta tarefa o aluno irá implementar a solução definda em tarefas anteriores.
** R4 - Relatório de implementação

T5 – Testes - Esta tarefa serve para realizar a bateria de testes à solução.
** R5 - Relatório de Testes

T6 – Elaboração da Dissertação - Esta tarefa realiza-se durante todo o estágio e receberá inputs de todas as outras. O produto final será a dissertação.
** R6 - Relatório do Projecto

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

André Duarte
aduarte@ubiwhere.com 📩