Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 10:38:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Media & Social Tracking - Portolan

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

COIMBRA

Enquadramento

A Dognædis é uma empresa focada em Segurança de Informação e Cibersegurança, prestando serviços especializados e desenvolvendo tecnologia operativa e tática.
Uma das vertentes da segurança de informação, ou mais concretamente da
cibersegurança, que mais tem crescido nos últimos anos é a chamada Cybersecurity Intelligence. De uma forma resumida, o objetivo desta área é produzir informação, com base em grandes multiplicidades de dados em bruto, para apoio à decisão estratégia e operacional na Segurança de
Informação.
É por isso necessário encontrar formas de perceber os dados que recolhemos e de que forma estes se relacionam com as organizações, permitindo­-lhes focarem e dirigirem os seus esforços para ações que mantenham a sua informação segura.

Objetivo

O objetivo deste estágio é a criação de um módulo, para uma plataforma de Ciber Inteligência, focado em fontes de comunicação social, mas também em fontes sociais (fóruns e redes sociais, por exemplo). Para tal, a plataforma existente deverá ser estendida para suportar estes acessos, desde APIs, diferentes tecnologias (RSS, mailing lists) ou mesmo crawling. A informação recolhida deverá ser depois tratada, de modo a que toda a informação recolhida seja analisada. Espera-se com isso poder realizar uma primeira triagem baseada em termos ou entidades, previamente configurados, de modo a separar a informação relevante para o contexto em uso, da informação não relevante.
Nos dias de hoje a informação disponível neste tipo de plataformas é massiva. É, por isso, fulcral permitir ao utilizador criar as suas formas de apresentação da informação. Através da criação de dashboards, com gráficos representativos de diferentes realidades (pesquisas configuráveis), o utilizador poderá acompanhar a evolução e o estado actual das suas diferentes pesquisas. Finalmente, para além da apresentação de gráficos em tempo real, é necessária a criação de relatórios temporais, que apresentem, não só a informação relevante – a definir pelo utilizador – mas também a organização, bem como funções de trending entre os diferentes relatórios produzidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Atividade 1 - Levantamento do estado dos trabalhos, tecnologias e abordagens;
Atividade 2 - Especificação de requisitos;
Atividade 3 - Definição de arquitetura e escolhas de tecnologia;
Atividade 4 ­- Primeira abordagem prática – provas de conceito para recolha de informação;
Atividade 5 ­- (Contínuo) Elaboração do Documento de Dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Atividade 1 - Implementação dos motores recolha para as fontes identificadas;
Atividade 2 - Implementação dos métodos de pesquisa e identificação de entidades;
Atividade 3 - Implementação das interfaces de produção de relatórios;
Atividade 4 - Carga de testes;
Atividade 5 - (Contínuo) Elaboração do Documento de Dissertação.

Condições

Será fornecido ao estagiário todo o material necessário para a realização do seu trabalho, incluindo uma workstation.
O estagiário será remunerado mediante um modelo de mérito, com base em avaliações semestrais. Sendo que ao cumprir todos os objetivos (apresentados no inicio do estágio), poderá atingir uma remuneração de 1000€ no primeiro semestre e 2000€ no segundo semestre.
Adicionalmente o estagiário terá direito a subsídio de alimentação, de acordo com a política da empresa.

Observações

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser obtido através do endereço:
rh@dognaedis.com

Orientador

André Manuel Pereira Pinheiro
ampp@dognaedis.com 📩