Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 03:09:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento para plataformas de apoio a equipas operacionais

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

Rua Dom João de Castro, 12, Coimbra

Enquadramento

O estágio enquadra-se no seguimento do trabalho realizado em projectos nacionais e europeus, como por exemplo o projecto SALUS, onde foram desenvolvidos, entre outros, protótipos de equipamento a usar pelas forças operacionais para a recolha de dados biométricos e atmosféricos obtidos de sensores que os elementos das forças transportam. O próximo passo, que é onde este estágio se enquadra, foca-se na utilização de dispositivos móveis genéricos (telemóveis Android, por exemplo) para fazer a recolha dos dados dos sensores e enviar para o sistema central de recolha e processamento de dados através do uso de aplicações dedicadas.

Objetivo

Este estágio pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
1- Familiarização com a arquitectura da plataforma existente, bem como com os diferentes tipos de sensores e protocolos de comunicação utilizados
2- Familiarização com plataforma Android e desenvolvimento de aplicações
3- Familiarização com os standards para comunicações seguras e para o armazenamento de dados.
4- Implementação de novas versões dos diversos constituintes da arquitectura, incluindo o servidor e as diversas aplicações existentes

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1- Análise da arquitectura existente e reflexão crítica da mesma relativamente a aspectos a corrigir e a melhorar.
T1.2- Análise dos diversos protocolos utilizados, da segurança nos diferentes canais de comunicação e avaliação de possíveis protocolos a ser usados para substituir e corrigir lacunas existentes com os actuais.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1- Implementação de uma nova versão do servidor, seguindo as modificações necessárias a serem feitas na versão actual.
T2.2- Implementação de APIs no servidor para a integração com aplicações externas à arquitectura (NorthBound Interfaces)
T2.3- Implementação das alterações necessárias nas aplicações Android.
T2.4- Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização das aplicações.

Condições

O estagiário terá atribuído um posto de trabalho e será integrado numa equipa dinâmica e motivada. Atendendo ao desempenho do estagiário será ponderada uma eventual contratação após o período de estágio.

Observações

O estagiário será integrado na equipa da OneSource dedicada ao desenvolvimento de soluções técnicas para clientes. O progresso de trabalho será monitorizado através de reuniões semanais ou diárias consoante a necessidade verificada. Prevê-se que inicialmente estas reuniões sejam diárias para promover a integração na equipa.

Existe a possibilidade de remuneração do estágio.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@onesource.pt 📩