Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 05:52:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de aplicação de cálculo de estruturas com base em modelos 3D SketchUp

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Rua Dom João de Castro, 12, Coimbra

Enquadramento

O estágio proposto enquadra-se nas atividades de desenvolvimento de uma aplicação que analisa modelos desenvolvidos em SketchUp e produz resultados baseados em análises específicas.

Objetivo

O presente estágio tem os seguintes objetivos:
1- Familiarização com ferramenta SketchUp (http://www.sketchup.com/).
2- Familiarização das tecnologias de modelação 2D/3D e linguagens Ruby e Java.
3- Definição e especificação da arquitetura da aplicação e protocolo de comunicação entre as duas aplicações tendo como base um sistema modular evolutivo.
4- Desenvolvimento da aplicações base.
5- Desenvolvimento de módulos de análise aos modelos.
6- Testes à aplicação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O estágio consiste num conjunto de atividades que incluem as seguintes tarefas:
T1.1 - Análise da ferramenta SketchUp. Esta tarefa visa a familiarização com o modelo de dados, APIs, sistema de plugins e módulos disponíveis desta ferramenta.
T1.2 - Análise do estado da arte de aplicações que integram com SketchUp. Esta tarefa visa identificar aplicações que usam o SketchUp como base para o modelo de dados. Visando ainda identificar exaustivamente as funcionalidades da API do SketchUp.
T1.3 – Integração de aplicação com SketchUp. Esta tarefa visa desenvolver uma aplicação que utilize as APIs do SketchUp para a análise de modelos/esquemas desenvolvidos nesta aplicação.
T1.4 – Definição e especificação da aplicação a desenvolver. Esta tarefa visa especificar a arquitetura e as funcionalidades a desenvolver na aplicação.
T1.5 - Desenvolvimento da aplicação base - protótipo. Desenvolvimento de funcionalidades chave num protótipo, visando a utilização das APIs do SketchUp.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O estágio consiste num conjunto de atividades que incluem as seguintes tarefas no 2º trimestre:
T2.1 - Desenvolvimento da aplicação base. Esta tarefa inclui o desenvolvimento de todas as funcionalidades da aplicação, anteriormente especificadas na tarefa T1.4.
T2.2 - Desenvolvimento de módulos de análise aos modelos. Desenvolvimento e utilização de modelos para análise de precisão dos algoritmos implementados na aplicação.
T2.3 – Avaliação de aplicação desenvolvida. Esta tarefa inclui a avaliação da aplicação desenvolvida.
T2.4 –Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização da aplicação.

Condições

O estagiário terá atribuído um posto de trabalho e será integrado numa equipa dinâmica e motivada. Atendendo ao desempenho do estagiário será ponderada uma eventual contratação após o período de estágio.

Observações

O estagiário será integrado na equipa da OneSource dedicada ao desenvolvimento de soluções técnicas para clientes. O progresso de trabalho será monitorizado através de reuniões semanais ou diárias consoante a necessidade verificada. Prevê-se que inicialmente estas reuniões sejam diárias para promover a integração na equipa.

Existe a possibilidade de remuneração do estágio.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@onesource.pt 📩