Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 02:06:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Maturidade dos Processos de Software nas Organizações Portuguesas

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

O dia-a-dia dentro organizações de desenvolvimento de software é caraterizado por uma grande pressão no que se refere a prazos de entrega, custos e qualidade. Independentemente do tamanho das equipas dedicadas às tarefas deste tipo, muitas organizações possuem dificuldades em gerir tais atividades, sendo comum a ocorrência de atrasos, incumprimento de orçamentos e sistemas que ficam aquém do esperado.
Tendo em consideração estes factos, alguns modelos de maturidade foram desenvolvidos de forma a auxiliar a condução de atividades que envolvam projetos de desenvolvimento de software. De entre estes modelos, destacam-se atualmente o CMMI e o SPICE (ou norma ISO 15504).
O termo maturidade deve ser entendido como a capacidade de se repetir uma série de resultados de uma maneira previsível. Importante destacar ainda que os modelos CMMI e SPICE contemplam diferentes níveis de maturidade, disponibilizando-se assim uma forma de mensurar o grau de progresso atingido por uma organização na implementação de projetos de software.

Objetivo

Estudar a maturidade dos processos de software das organizações portuguesas através de estudos de caso, sendo objetivos específicos:
a) Identificar na bibliografia disponível os principais modelos de maturidade para o processo de desenvolvimento de software;
b) Realizar alguns estudos de caso junto de organizações portuguesas para identificar e concluir sobre a maturidade das suas práticas em projetos de software de acordo com um modelo de maturidade selecionado;
c) Definir o padrão de maturidade de projetos de software considerando os estudos de caso realizados;
e) Elencar uma série de recomendações de melhoria da maturidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

a) Revisão e sistematização de literatura (escrita entrega de capítulo até 2 meses)
b) Preparação/identificação de instrumentos de recolha de dados de apoio aos estudos de caso (escrita entrega de capítulo até 4 meses)


Plano de Trabalhos - Semestre 2

c) Realização dos estudos de caso (até 5 meses)
d) Sistematização da informação recolhida (escrita entrega de capítulo até 6 meses)
e) Definição do padrão de maturidade de software das empresas estudadas (escrita entrega de capítulo até 7 meses)
f) Identificar aspetos em que a maturidade dos projetos de software pode ser melhorada (escrita entrega de capítulo até 8 meses)
g) Escrita da dissertação (conclusão da escrita da dissertação até 9 meses)

Condições

Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento de soluções para ambiente Web

Observações

Pode ser desenvolvido maioritariamente a distância

Orientador

Álvaro Rocha
amrrocha@gmail.com 📩