Propostas sem aluno atribuído - Janeiro de 2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 19:24:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Auction House Online

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Ingeniarius, Lda. (Mealhada), RoboCorp (Coimbra)

Enquadramento

A [url=http://ingeniarius.pt/]Ingeniarius[/url] tem incidido no desenvolvimento de dispositivos inteligentes (smart devices) com capacidade para se manterem conectados à internet, beneficiando para o efeito do conceito de cloud computing. Tais dispositivos vão desde plataformas robóticas utilizadas para investigação científica a equipamentos para aferir e melhorar desempenho desportivo.
No entanto, a manutenção deste tipo de sistemas, nomeadamente dos servidores e infraestruturas, representa um custo que nem sempre pode ser suportado pelos clientes. Deste modo, surgiu a ideia inovadora de implementar um modelo de negócio que interliga estes dispositivos inteligentes, utilizando para o efeito uma moeda virtual que faz a ponte com o mundo real por intermédio de uma Auction House Online. Esta Auction House, muito à semelhança dos videojogos online(e.g., World of Warcraft), permite que utilizadores partilhem conteúdos associados aos dispositivos inteligentes.

Objetivo

Este projeto incide no desenvolvimento da Auction House Online utilizando a tecnologia HTML5 para interação inteligente com o utilizador pelo browser (i.e., em tempo-real e sem atualização recorrente).
O estagiário deverá desenvolver um modelo de negócio que se sustenta numa moeda virtual. O estagiário irá centrar-se no desenvolvimento de uma framework que permitirá colocar a leilão determinados itens associados aos dispositivos inteligentes adquiridos pelo cliente, bem como licitar ou adquirir tais itens utilizando a moeda virtual para o efeito.
Os itens devem ser inteiramente geridos pelo utilizador e incluem, tipicamente, dados adquiridos com os dispositivos (e.g., datasets para investigação científica). A esses dados podem ser anexados ficheiros que suportem e alavanquem o valor dos mesmos (e.g., artigo científico), uma breve descrição e o contacto do vendedor (e.g., freenode IRC já integrado na própria plataforma cloud). Os itens devem ser organizados em categorias, estendendo a base de dados já desenvolvida e utilizando MySQL como gestor da mesma.
Os interessados terão a possibilidade de adquirir os itens (buy) ou licitar (bid), seguindo um modelo matemático similar ao apresentado nos videojogos online. Esse modelo considerará o valor da licitação atual como base para cálculo do próximo valor mínimo a licitar e da aquisição direta do item.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1.Familiarização dos conceitos inerentes a smart devices, Internet of Things (IoT) e cloud computing e escrita de relatório, com estado-da-arte atual, nos temas (1 mês);
2.Desenvolvimento do interface gráfico da Auction House com soluções da Adobe (e.g., Photoshop) (2 meses);
3.Integração do interface gráfico na cloud em HTML5/Javascript (2 meses).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1.Desenvolvimento de plataforma para adição de itens à Auction House com base em informação adquirida com dispositivos instalados na conta da cloud do utilizador (1 mês);
2.Desenvolvimento de motor de busca de itens inteligente com base nos dispositivos instalados na conta da cloud do utilizador (1 mês);
3.Desenvolvimento de modelo de negócio de licitação/compra com moeda virtual em tempo-real (2 meses);
4.Ensaios, testes e possíveis melhorias do sistema (15 dias);
5.Elaborar relatório do trabalho de estágio (15 dias).

Condições

O estagiário deverá ter conhecimentos sólidos em HTML5/Javascript e, acima de tudo, motivação e empenho.

O primeiro semestre do estágio é não-remunerado. No segundo, dependendo do desempenho demonstrados ao longo do primeiro semestre, o estagiário terá acesso a subsídio de transporte e alimentação, bem como prémios monetários associados aos resultados provenientes do estágio.

Adicionalmente, existe a possibilidade de oferecer estágio profissional remunerado durante 9 meses após a conclusão do mestrado.

Observações

O estagiário terá a oportunidade de trabalhar com uma equipa multidisciplinar, com conhecimentos em matemática, desporto, engenharia eletrotécnica, informática, mecânica, design e multimédia. Estará em constante contacto com profissionais, investigadores e docentes associados às áreas supracitadas, tendo a possibilidade de participar em eventos nacionais e internacionais organizados pela empresa para validação e promoção das soluções desenvolvidas.

Orientador

Micael Santos Couceiro
micael@ingeniarius.pt 📩