Propostas sem aluno atribuído - Janeiro de 2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 02:37:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

WELCOME - Sistema eHealth para avaliação de DPOC: Detecção de Tosse

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

Actualmente, a Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) apresenta taxas de mortalidade e morbilidade crescentes, estando frequentemente associada a diversas comorbilidades, tais como doenças cardiovasculares, síndrome metabólico, osteoporose, doenças do foro psíquico e cancro do pulmão. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que em 2030 a DPOC será a 4ª causa de mortalidade e a 7ª causa de morbilidade a nível mundial. A prevalência da DPOC na Europa varia entre 3.5% e 14%.

Presentemente, não existe um acompanhamento continuado da DPOC, levando a episódios frequentes de descompensação com hospitalização, os quais têm impacto significativo na saúde e qualidade de vida dos pacientes, na baixa de produtividade por perda de dias de trabalho (cerca de 41300 dias perdidos por 100 000 habitantes na União Europeia) e em elevados custos de tratamento ambulatório e hospitalização (4.7 mil milhões de Euros, anualmente), impondo elevados encargos a nível de saúde pública.

Objetivo

O objectivo científico principal da presente dissertação é a investigação de algoritmos para detecção automática de tosse que permitam realizar a avaliação autónoma da função respiratória por recurso à auscultação multicanal. De notar que os sinais acústicos resultantes do processo de auscultação poderão estar contaminados com ruídos diversos de origem fisiológica e do ambiente envolvente.

Pretende-se explorar duas abordagens para a detecção de tosse:
i) melhorar os métodos actuais baseados em auscultação mono-canal, tirando partido da redundância de sinal em abordagens multi-canal, para aumentar a robustez da detecção;
ii) usar métodos de separação cega de fontes (blind source separation) de forma a separar eficazmente o som de tosse de ruído de fundo e obter a contribuição de cada fonte de som isolada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Desenho do protocolo de aquisição de dados
2. Aquisição de dados em ambiente hospitalar
3. Elaboração do estado da arte relativa às metodologias de detecção de tosse e mecanismos de separação de fontes
4. Formulação de hipóteses de trabalho

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5. Desenvolvimento e teste dos algoritmos propostos
6. Testes em ambiente simulado e hospitalar
7. Escrita da dissertação

Condições

Possibilidade de bolsa de investigação no âmbito do projecto europeu WELCOME.

Orientador

Paulo de Carvalho e Rui Paiva
carvalho@dei.uc.pt 📩