Propostas sem aluno atribuído - Janeiro de 2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 07:05:54 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

WELCOME - Sistema eHealth para avaliação de DPOC: Detecção de Dispneia

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Actualmente, a Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) apresenta taxas de mortalidade e morbilidade crescentes, estando frequentemente associada a diversas comorbilidades, tais como doenças cardiovasculares, síndrome metabólico, osteoporose, doenças do foro psíquico e cancro do pulmão. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que em 2030 a DPOC será a 4ª causa de mortalidade e a 7ª causa de morbilidade a nível mundial. A prevalência da DPOC na Europa varia entre 3.5% e 14%.

Na DPOC, um sintoma bastante importante é a dispneia, i.e., a percepção subjectiva de falta de ar por parte do paciente. Os gold-standards clínicos actuais para detecção e medição de dispneia aguda apresentam várias limitações em termos de robustez e intrusividade, não sendo por isso adequados a monitorização contínua.

Este trabalho está enquadrado pelo projecto europeu de investigação WELCOME.

Objetivo

O objectivo científico principal da presente dissertação é a investigação de algoritmos para detecção automática de dispneia através da estimação do débito cardíaco e índice de contractilidade, com recurso a tecnologia desenvolvida no LIC.

Como objectivo secundário (dependente do avanço do trabalho) poder-se-á seguir uma abordagem multi-paramétrica baseada em informação adquirida de uma solução multi-sensor wearable capaz de fornecer indicadores de
• Respiração (e.g., frequência respiratória);
• Mecanismo de quimiorreflexo (e.g., tempo de trânsito de pulso, saturação de oxigénio, efeito de pulso paradoxal)

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Desenho do protocolo de aquisição de dados
2. Aquisição de dados em ambiente hospitalar
3. Elaboração do estado da arte relativa às metodologias de detecção de dispneia
4. Formulação de hipóteses de trabalho

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5. Desenvolvimento e teste dos algoritmos propostos
6. Testes em ambiente simulado e hospitalar
7. Escrita da dissertação

Condições

O candidato irá trabalhar num grupo de investagação bastante activo, onde terá grande apoio científico, num ambiente de trabalho excelente. Desde há vários anos, o Laboratório de Informática Clínica do CISUC tem desenvolvido sistemas para o processamento de sinais áudio fisiológicos.

Adicionalmente, o candidato terá a oportunidade de trabalhar numa área de investigação de ponta, co várias possibilidades de investigação entusiasmantes em aberto, com amplo espaço para inovação científica.

Possibilidade de bolsa de investigação no âmbito do projecto europeu WELCOME, em função do perfil do candidato.

Orientador

Profs. Rui Pedro Paiva e Paulo de Carvalho
ruipedro@dei.uc.pt 📩