Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 07:15:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Plataforma : iTunes-U

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Casa Costa Alemão, Rua Dom Francisco de Lemos (Polo II)

Enquadramento

A UC tem presença na plataforma iTunes da Apple, através do iTunes U. Originalmente os conteúdos no iTunes U seguiam o modelo de podcasts, sendo necessário colocar os conteúdos nos seus servidores e produzir um ficheiro RSS, que posteriormente desencadeia a disponibilização dos conteúdos no iTunes.Os ficheiros RSS são produzidos numa aplicação Mac OS chamada Feeder (aplicação proprietária), que serve para a introdução dos metadados do iTunes U com um único ponto de alimentação de conteúdos.Atualmente existe um formato de conteúdos mais rico, com múltiplas funcionalidades: o “course”.Esse formato ainda não está em utilização na UC.A articulação atual entre os conteúdos produzidos pela UCV e o iTunes U da UC é artesanal.O software da UCV produz RSS, mas sem as extensões necessárias ao iTunes U, implicando a cópia manual de conteúdos na aplicação Feeder.Neste contexto é necessário reavaliar a infraestrutura utilizada pela UC para interagir com a plataforma iTunes U.

Objetivo

Desenhar uma nova infra-estrutura para a presença da UC no iTunes U, que seja escalável, distribuída e integrada com as diferentes formas de produção de conteúdos na UC. Identificar ou desenvolver o software necessário para suportar essa infra-estrutura em articulação com as aplicações de back-office da Apple (Site Manager and Course Manager) e com a plataforma usada pela UCV e pela UC.D. Simultaneamente garantir que a solução encontrada permite a publicação em plataformas alternativas não proprietárias.
Resultado Final
- Documentação técnica sobre a solução encontrada
- Implementação / instalação de software de suporte
- Documentação para os vários tipos de utilizadores finais.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

FASE I | 20 SEMANAS
- Análise da plataforma iTunes U
- Análise detalhada dos requisitos
- Levantamento do estado da arte, teste de soluções existentes
- Planeamento do desenvolvimento a efetuar

Plano de Trabalhos - Semestre 2

FASE II | 20 SEMANAS
– Desenvolvimento de soluções, com base nas propostas elaboradas na FASE I.
- Elaboração de testes e correção de bugs.
– Elaboração do Relatório Final que deve incluir a documentação técnica e a documentação para os utilizadores finais.

Condições

O aluno terá acesso a um computador pessoal e a todos os recursos computacionais necessários para a boa execução dos trabalhos.
O estágio não será remunerado.

Observações

------------------------------
Orientação:
O projeto terá Orientação do Professor Doutor ANTÓNIO JOSÉ MENDES(DEI/UC, https://woc.uc.pt/dei/person/ppbylogin.do?login=toze@dei.uc.pt) e do Eng. Paulo Marques (IIIUC)

------------------------------
Descrição completa da proposta:
A Universidade tem uma presença na plataforma iTunes da Apple, através do iTunes U (https://www.apple.com/pt/education/ipad/itunes-u/). O Instituto de Investigação Interdisciplinar é atualmente responsável pela manutenção dessa presença.

Originalmente os conteúdos no iTunes U seguiam o modelo de podcasts (a que chama coleções), sendo necessário à entidade produtora colocar os conteúdos nos seus servidores e produzir um ficheiro RSS, com extensões específicas, por cada podcast/coleção. O URL do ficheiro RSS é depois introduzido no back-office da Apple (iTunes U Site Manager), desencadeando a disponibilização dos conteúdos no iTunes.
Atualmente os ficheiros RSS são produzidos numa aplicação Mac OS denominada Feeder (http://reinventedsoftware.com/feeder/) que serve para a introdução dos metadados específicos do iTunes U e facilita a transferência dos ficheiros de video/audio para o servidor da UC e a produção do ficheiro RSS. Isso faz com que exista um único ponto de alimentação de conteúdos o que não é escalável.
Adicionalmente o iTunes U passou a permitir outro formato mais complexo, chamado “courses”, que encapsula os ficheiros video/audio e outros num formato mais rico, permitindo mais flexibilidade e interactividade quando acedido de dispositivos como iPads e IPhones. Esse formato ainda não está em utilização na UC.
Por fim a articulação atual entre os conteúdos produzidos pela UCV e o iTunes U da UC é artesanal. O software da UCV produz RSS, mas sem as extensões necessárias ao iTunes U, implicando a cópia manual de conteúdos na aplicação Feeder. Alguma forma de articulação com os conteúdos produzidos pela UC.D devia ser estudada.
Neste contexto é necessário reavaliar a infra-estrutura utilizada pela UC para interagir com a plataforma iTunes U, de forma a explorar plenamente o seu potencial de forma escalável, adaptada à evolução da própria plataforma e às fontes de produção de conteúdos na UC.
Links:
http://www.apple.com/support/itunes-u/
http://itunes.apple.com/pt/institution/university-of-coimbra
http://www.uc.pt/itunesu.
http://opencast.org/matterhorn/

Orientador

Paulo Sérgio Branco Marques
pmarques@uc.pt 📩