Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 05:14:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação de Prioritização Automática de Tarefas v2.0

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A crescente quantidade e diversidade de tarefas, objectivos, responsabilidades e interesses de cada indivíduo tornam cada vez mais complexa a tomada de decisão sobre que tarefa executar no instante seguinte.
A metodologia “Getting Things Done” (GTD) [1] de David Allen tem sido a referência mundial por excelência para gestão de tempo e de tarefas pessoais.
Foi recentemente desenvolvido no DEI, no contexto de uma tese do MEI, um primeiro protótipo de uma aplicação inovadora de auxílio à gestão e prioritização dinâmica de tarefas, seguindo um modelo semelhante ao GTD.
É agora necessário desenvolver uma versão mais avançada com potencial para ser lançada no mercado.

[1] — Allen, David (2001). Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity. Penguin Books. ISBN 0-14-200028-0.

Objetivo

O objectivo deste trabalho é desenvolver uma versão mais avançada da aplicação de prioritização automatica de tarefas cujo primeiro protótipo foi previamente desenvolvido.
A nova versão deverá ter mais funcionalidades e um novo design de interface gráfica que permita uma interacção mais fluída e intuitiva com o utilizador.
As novas funcionalidades deverão incluir: (i) maior parametrização da aplicação por parte do utilizador; (ii) a edição dos objectivos/tarefas a partir de um maior número de pontos de interacção; (iii) menus de contexto que ofereçam atalhos para edição de objectivos/tarefas e áreas de foco; (iv) a recolha (“collect”) de ideias a partir de mensagens de email, e.g., via drag-and-drop a partir de clientes de email como Gmail, Outlook, e OS X Mail; (v) geração de relatórios de estatísticas de cumprimento de objectivos.
A nova interface gráfica deverá ter um design mais apelativo e permitir, entre outras: (i) usabilidade e aspecto ao nível de outras aplicações semelhantes já no mercado; (ii) a visualização e interacção com a árvore de objectivos/tarefas e de áreas de foco.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Análise do problema e leitura das documentações relevantes de GTD [Setembro-Outubro 2014]
• Análise do estado da arte das aplicações de GTD, análise da aplicação GTDApp previamente desenvolvida [Outubro-Novembro 2014]
• Definição de objectivos intercalares e respectivos deadlines [Novembro 2014]
• Especificação de Requisitos Funcionais [Novembro 2014]
• Redesenho da interface gráfica da aplicação [Dezembro 2014]
• Escrita de relatório intermédio [Dezembro 2014]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Reflexão sobre a avaliação intermédia; integração das alterações sugeridas pelo júri [Janeiro 2015]
• Desenho detalhado das novas funcionalidades e da nova interface gráfica [Fevereiro 2015]
• Implementação das novas funcionalidades e da nova interface gráfica [Fevereiro – Abril 2015]
• Testes às funcionalidades da aplicação e à sua usabilidade [Março-Maio 2015]
• Escrita do Relatório Final [Fevereiro - Junho 2015]

Condições

O local de trabalho será o laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC, e não existe remuneração associada.

Observações

São necessários:
* excelentes conhecimentos de Java
* conhecimentos de JavaFX, FXML

Orientador

Alexandre Miguel Pinto
ampinto@uc.pt 📩