Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 21:31:19 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Eletrobras Brasil: Conformidade dos Processos de Negócio

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A empresa Gartner (gartner.com) estima que as receitas globais com BP (Business Processes) e BPM (Business Process Management) irão continuar a crescer a uma taxa de 10% nos próximos 5 anos. O mercado para soluções de BPM está a ganhar a maturidade necessária para uma adoção mais acelerada.

Para além do BPM, o COBIT e o ITIL, duas frameworks de governança usadas por grandes empresas como software providers (e.g., Microsoft, HP, e IBM), serviços financeiros (e.g., Bank of America, Deutsche Bank, e Barclays Bank), e industrias (e.g., Boeing, Caterpillar, Toyota, e Bombardier), têm encontrado uma grande aceitação na Europa e nos EUA.

A adopção destes 3 conceitos – BP/BPM, o COBIT e o ITIL – traz o desafio de descobrir se os processos de negócio (BP) de uma empresa estão conforme às boas práticas recomendadas pelas frameworks de governança COBIT e ITIL. Empresas com níveis de conformidade elevador têm o potencial de serem mais eficazes e eficientes.

Objetivo

Este projeto de investigação visa desenvolver uma aplicação de software que permite avaliar a conformidade de processos de negócio adoptados por várias empresas de um ecossistema em relação a num processo de referencia. Este objetivo envolve as seguintes tarefas:

1). Formalizar os processos de negócio das empresas através de técnicas recentes da Semantic Web (e.g., RDFS e Linked Data) para que possam facilmente precessados.
2). Desenvolver queries especificas para remotamente aceder aos processos, atividades, objetos, atributos, pessoas envolvidas, etc.
3). Comprar os processos de negócio acedidos com um processo de negócio referência (e.g., COBIT e ITIL), contento, inclusive, os controles de conformidade necessários para o cumprimento (compliance).

A investigação desenvolvida tem por contexto um caso de estudo real da empresa Eletrobras Brasil (eletrobras.com) do setor de energia. Eletrobras é a maior empresa de energia elétrica da América Latina, com 16 subsidiárias no ramo de geração, transmissão de distribuição, com 24 mil empregados, e com atuação noutros países da América como Uruguai, Peru e Panamá.

Nesse caso de estudo real serão utilizados os controles do COBIT e ITIL para validação da pesquisa com relação a conformidade da área de Tecnologia da Informação (TI).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

(a) Estudo da técnicas e formalismos a usar na construção de uma solução (Setembro a Dezembro de 2014).

(b) Construção de um primeiro protótipo (Minimum Viable Product) (Novembro de 2014 a Fevereiro de 2015).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(c) Testes com processos/dados reais da empresa Eletrobras Brasil (Março de 2015).

(d) Documentação (a decorrer ao longo de todo o estágio) – relatório das fases de investigação com foco na escrita científica e publicação de artigo.

(e) Escrita e defesa do relatório de estágio (Abril a Jun de 2015). Entrega da versão final e documentação científica.

Existe a possibilidade de publicar um artigo científico com o resultado da investigação no fim do projeto.

Condições

Este trabalho será realizado no DEI/Universidade de Coimbra.
Mestrado não remunerado.

Observações

Co-Orientador: Rodrigo Santos;
Postdoc Grupo de SI;
Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobras;
Email: rcsantos@dei.uc.pt

Orientador

Jorge Cardoso
jorge.cardoso.pt@gmail.com 📩