Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 16:55:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

“Human-in-the-Loop” para ambientes industriais

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC, Portucel

Enquadramento

Os sistemas Cíber-Físicos são compostos por diversos tipos de dispositivos inteligentes a trabalhar em conjunto para atingir um determinado objectivo. Elementos das redes de sensores sem fios, smartphones, robótica e da Internet das Coisas têm vindo a ser progressivamente aplicados à monitorização e controlo inteligente de ambientes e à partilha de informação entre utilizadores. Infelizmente, a maioria dos sistemas Cíber-Físicos atuais ainda consideram o ser humano como um elemento externo para o “loop” de controlo, isto é, as suas acções, desejos e estados mentais são considerados imprevisíveis e não influenciam directamente as decisões tomadas pelo sistema. No entanto, à medida que aumenta a quantidade de informação e de sensores disponíveis, os futuros sistemas Cíber-Físicos tenderão a tornar-se cada vez mais conscientes da presença humana através de mecanismos que identificam as suas actuais acções, estados emocionais e intenções.

Objetivo

Este projecto pretende aplicar conceitos de HiTLCPSs ao contexto de processos industriais. Procura-se demonstrar a eficácia destes sistemas numa fábrica do Grupo Portucel Soporcel, o líder mundial na indústria de pasta e papel. Pretende-se, assim, estudar o estado emocional dos colaboradores para optimizar produção.
O aluno irá ficar responsável por trabalhar directamente no desenvolvimento de uma arquitectura HiTLCPS focada essencialmente em aspectos de segurança e fiabilidade destes sistemas, dado que a aquisição do estado fisiológico e psicológico de um colaborador requer sistemas de aquisição de dados altamente robustos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2014
Duração estimada: 2 meses

2) Estudo do estado-da-arte comparativo sobre diferentes mecanismos de aprendizagem máquina para detecção de contexto humano.
Data de início: Novembro 2014
Duração estimada: 1 mês

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Conceptualização de uma arquitectura para controlo dinâmico da rede com base no contexto humano.
Data de início: Dezembro 2014
Duração estimada: 3 meses

5) Implementação de um protótipo da arquitectura previamente conceptualizada num HiTLCPS da fábrica da Portucel.
Data de início: Março 2015
uração estimada: 2 meses

6) Testes na fábrica de pasta de papel, melhoramentos e escrita da tese.
Data de início: Maio 2015
Duração estimada: 2 meses

Condições

Estágio não-remunerado

Orientador

Jorge Sá Silva e David Nunes
sasilva@dei.uc.pt 📩