Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 13:12:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Welcome - Desenvolvimento de um sistema de apoio à diversidade cultural

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC, Associação Fazer Avançar

Enquadramento

O SPEAK é um projeto da Associação Fazer Avançar que tem como objetivo resolver o problema da exclusão sócio-cultural.

A exclusão sócio-cultural é transversal a várias cidades de Portugal e do mundo. Este problema social existe devido a várias causas como a incompreensão cultural, a ignorância ou estigmas. As consequências deste problema são diversas: xenofobia, criminalidade, desemprego e muitas outras. Infelizmente, algumas comunidades de culturas ou nacionalidades diferentes tendem a isolar-se sobre si mesmas. Não há oportunidades de encontro para conhecer o "outro" e, mesmo que existissem, a barreira linguística reforça esta dinâmica de isolamento.

Este estágio pretende desenvolver um sistema de apoio às actividades do projeto SPEAK. Nomeadamente desenvolver um sistema on-line que suporte a gestão dos diferentes SPEAK nas diferentes cidades (alunos, professores voluntários, processo de inscrições, materiais pedagógicos, marcações de presenças, medição de impacto social, questioná

Objetivo

Pretende-se com este estágio:
• dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam desenvolver aplicações que recorram às tecnologias móveis e de cruzamento de dados com redes sociais.

• dar a conhecer ao aluno as motivações que justificam o desenvolvimento de ferramentas de gestão adequadas às especificidades das aplicações.

• desenvolver um conjunto de funcionalidades que serão parte integrante de uma ferramenta de auxilio à integração cultural e combate à exclusão social.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das tecnologias base para a realização do estágio: plataformas, sistemas operativos, aplicações móveis e ferramentas de desenvolvimento. Nesta tarefa o aluno deverá ainda estudar o sistema da OutSystems que actualmente suporta a plataforma existente do SPEAK.
Data de início: setembro 2014
Duração estimada: 2 meses

2) Desenvolvimento da estrutura suporte ao sistema SPEAK: base de dados, intranet, aplicações móveis e sistemas de gestão.
Data de início: Novembro 2014
Duração estimada: 3 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Desenvolvimento de um conjunto de funcionalidades a adicionar a aplicação base: jogo, aplicação que determina em tempo real que línguas se estão a falar em cada local da cidade, os eventos culturais que estão a decorrer e a aplicação de apoio à chegada de novos imigrantes.
Data de início: fevereiro 2015
Duração estimada: 4 meses

4) Análise funcional e de desempenho do sistema desenvolvido.
Data de início: junho 2015
Duração estimada: 1 mês

5) Escrita do relatório e preparação de artigos científicos.
Data de início: julho 2015
Duração estimada: 1 mês

Condições

Estágio não-remunerado.

Observações

Entidade Acolhedora:
Associação Fazer Avançar (www.fazeravancar.org)
DEI-FCTUC

Orientador

Jorge Sá Silva (DEI), Hugo Aguiar (Associação Fazer Avançar)
sasilva@dei.uc.pt 📩