Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:15:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Kalipso Designer

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Ílhavo, Aveiro

Enquadramento

O nosso principal produto é uma plataforma de desenvolvimento na área de mobilidade.
O ambiente de desenvolvimento que disponibilizamos, está desenvolvido em Windev. Esta linguagem começa a apresentar várias limitações, pelo que necessitamos de re-criar o nosso ambiente de desenvolvmento em C# (Visual Studio).

Objetivo

O objectivo passa numa fase inicial por replicar as funcionalidades existentes actualmente em Windev para C#.
Numa segunda fase, por adicionar novas funcionalidades que neste momento não são possíveis na linguagem que utilizamos.

Técnicamente irá ser necessário criar em C# um ambiente de desenvolvimento com capacidade "drag and drop" para criar novos forms e adicionar dinamicamente novos controlos ao projecto. Visto que o projecto está guardado numa base de dados em SQLite e pode ser necessário editar propriedades/código de vários controlos em simultaneo, é preciso fazer esta gestão com transacções paralelas na base de dados.
Será necessário importar ficheiros WSDL com especificações de webservices e analisar estes ficheiros em código, por forma a disponibilizar ao utilizador um interface gráfico para fazer as chamadas desses webservices com os parametros de input e output.
A aplicação também irá ter capacidade de se ligar por ODBC a bases de dados externas, para importar a sua estrutura de forma a que o utilizador a possa usar no seu projecto.
Este projecto vai exigir bastante versatilidade por parte da equipa de desenvolvimento, visto que a plataforma incorpora muitas tecnologias, tais como Windows CE, Windows Mobile, Android, Windows 8, Webservices, Javascript, ODBC, Bases de Dados, FTP, HTTP, Impressão, Leitura de códigos de barras e RFID, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Levantamento de requisitos e definição da nova estrutura sobre a qual irá assentar o desenvolvimento da nova plataforma.
O produto tem uma elevada complexidade a nível funcional, e esta fase inicial de planeamento e análise é fundamental para que o produto possa crescer no futuro de uma forma estruturada e modular.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Inicio do desenvolvimento da plataforma.
Esta fase no projecto da Sysdev, está prevista ter uma duração entre 12 a 18 meses.
No início do estágio, deve ser acordado com o estagiário e orientador de curso um objectivo intermédio a atingir que se enquadre no calendário do estágio. Pretendemos que seja dado seguimento ao projecto após o fim do estágio.

Condições

O estagiário terá um posto de trabalho com PC e as ferramentas de desenvolvimento necessárias ao projecto.
O estágio será remunerado. O valor depende do perfil do candidato e durante o estágio também do regime em que estará em cada uma das fases (tempo parcial/inteiro).

Orientador

Filipe Madureira
filipe.madureira@sysdevmobile.com 📩