Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 15:29:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Evolução de rede social Collectors Bridge

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Escritório da empresa no Instituto Pedro Nunes (IPN)

Enquadramento

O Collectors Bridge é um portal para colecionadores que almeja trazer a paixão associada ao Colecionismo (de quaisquer artigos) para o Mundo Digital. É uma plataforma simples e intuitiva que permite gerir, apresentar e transacionar artigos colecionáveis. Está integrada com redes sociais, permitindo a partilha e o usufruto dos “tesouros” com amigos e colegas.
A ideia que deu origem a este projeto está a ser desenvolvida há cerca de um ano, tendo sido o projeto vencedor do Arrisca-C 2014 com melhor Plano de Negócios e apoiado pela Incubadora do IPN.
A plataforma tecnológica que suporta o portal está a ser desenvolvida há alguns meses e estará online antes do início do estágio, sendo desenvolvida em Ruby on Rails e MySQL, e utilizando a framework Bootstrap para o frontend responsivo no cliente.
Pretende-se reforçar a equipa interna com um recurso qualificado em Engenharia Informática, ambicioso, que respire empreendedorismo, atitude proactiva e que queria iniciar o seu percurso.

Objetivo

O principal objectivo do estágio é cimentar o desenvolvimento do portal Collectors Bridge, que se pretende ser a referência mundial do colecionismo no mundo digital. O portal tem um roadmap de desenvolvimento das diferentes funcionalidades, que consideramos ambicioso, e que pretendemos acelerar com o presente estágio. O desenvolvimento está alinhado com a estratégia LEAN e a metodologia SCRUM, funcionando com base em curtos ciclos de desenvolvimento e validação imediata por parte do mercado alvo.
Trata-se do desenvolvimento do produto core da empresa, e os resultados que se pretendem atingir são uma mais rápida e melhor implementação das suas diferentes funcionalidades.
É uma excelente oportunidade para poder participar no ciclo de desenvolvimento de um produto para o mercado mundial, desde o seu início até ao seu lançamento no mercado, enquadrado numa equipa madura e sólida.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Como foi referido anteriormente, seguindo a metodologia SCRUM a calendarização do trabalho é feita a cada sprint, sendo que a duração média de uma sprint é de 3 a 4 semanas. Os resultados que se pretendem obter são uma correta e superior implementação do portal Collectors Bridge no que diz respeito às suas funcionalidades principais (MVP – Minimum Viable Product, segundo a estratégia LEAN).
O primeiro mês do estágio será ocupado com a familiarização sobre o produto, as suas funcionalidades, o trabalho já feito e a equipa do projeto. Os meses seguintes serão ocupados com o trabalho de desenvolvimento das várias sprints do produto, desde a especificação, implementação, validação, documentação e aceitação. As principais funcionalidades a serem focadas são o motor de artigos, a gestão de coleções, a gestão de utilizadores, as diferentes classificações de artigos e toda a interação social dos utilizadores da plataforma. As duas últimas semanas serão ocupadas com a escrita e consolidação do relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Como foi referido anteriormente, seguindo a metodologia SCRUM a calendarização do trabalho é feita a cada sprint, sendo que a duração média de uma sprint é de 3 a 4 semanas. Os resultados que se pretendem obter são uma correta e superior implementação do portal Collectors Bridge agora no que diz respeito às suas funcionalidades complementares.
A maior parte da duração do estágio será ocupada com o trabalho de desenvolvimento das várias sprints do produto, desde a especificação, implementação, validação, documentação e aceitação. Será dado grande enfoque ao feedback dos utilizadores, assim como às funcionalidades de comparação de coleções, incorporação de marcas, motor de publicidade, marketplace de compra, venda e troca de artigos e criação de museus virtuais de coleções. As três últimas semanas serão ocupadas com a escrita e consolidação do relatório final de estágio.

Condições

Todos os recursos necessários à correta implementação do trabalho descrito para o estágio (nomeadamente computador pessoal) serão fornecidos pela empresa. Se o estagiário preferir usar os seus próprios recursos (nomeadamente o seu próprio computador) esse será um elemento tido em conta.
O estágio não é remunerado. No entanto, está prevista a aplicação de um bónus de compensação no final do estágio, mediante a qualidade do trabalho desenvolvido, o empenho e motivação demonstrados e os resultados obtidos. Este bónus funcionará como um prémio para um desempenho acima da média, e será atribuído mediante avaliação do orientador de estágio aquando da sua conclusão.

Observações

O processo de triagem e seleção dos candidatos dependerá sempre de entrevista(s). À partida só será selecionado um candidato.

Não sendo impeditivo, mas acreditamos que este estágio será mais adequado para as opções temáticas de Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

A continuidade pós-estágio existe, estando dependente do sucesso da plataforma e do interesse mútuo da empresa e do candidato escolhido.

Orientador

Pedro Martins
pmartins@collectorsbridge.com 📩