Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 03:37:33 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Security Intelligence Bulletins

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Dognaedis

Enquadramento

Actualmente as organizações apresentam recursos (quer técnicos quer humanos) cada vez mais diversificados. Atendendo a esta realidade é cada vez mais difícil garantir que a informação da organização se encontra protegida, mitigando o mais depressa possível todos os vectores de ataque, que surgem ao longo do tempo. Por exemplo, todos os dias são publicadas dezenas de vulnerabilidades em diferentes produtos. A velocidade com que um alerta é feito e a consequente vulnerabilidade corrigida pode prevenir que uma infraestrutura crítica seja atacada e que dados sejam perdidos, divulgados ou alterados.
Ainda não existem soluções integradas de monitorização de eventos e geração de alertas específicos para a área de segurança de informação.

Objetivo

O objectivo deste estágio é criar uma solução de monitorização, interpretação e alerta para eventos que possam representar um vector de ataque à política de protecção de informação da organização. A plataforma deverá suportar a monitorização de múltiplas fontes, geração de alertas para eventos críticos ou a criação de relatórios periódicos com a informação menos crítica. Adicionalmente terá que ser dada a possibilidade ao utilizador de criar e editar regras de pesquisa, métodos de alerta e seus destinatários.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Levantamento do estado da arte com levantamento de requisitos;
Desenho da arquitectura do sistema;
Desenho de modelo de dados de suporte;
Desenho da arquitectura do software para interacção com o Utilizador;
Escrita de relatório

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Desenho da implementação
Implementação
Validação
Escrita de relatório

Condições

Existiram duas fases de candidatura a que todos os estagiários terão que se submeter, sendo que apenas na segunda fase é dada a resposta final por parte da Dognædis.
A primeira fase consiste num pequeno desafio quebra-cabeças, que será necessário desvendar para obter informação de acesso à segunda fase (entrevista). Para primeira fase apenas será dada a seguinte pista:

https://www.dognaedis.com/desafio2013.jpg

A Dognaedis apoiará o estagiário através da atribuição de um prémio calculado com base nos objectivos cumpridos e mérito. O prémio terá um tecto máximo de 2000€, sendo que é calculada e atribuida uma das seguintes parcelas: 25%, 50%, 75%, ou 100%;

Observações

Todos os estagiários terão direito a participar no eventos/palestras/conferências/workshops em que a Dognædis participe.

São valorizadas competências em:
Plataformas Linux;
Python;
Web;
Base de Dados;
Segurança.

Orientador

André Manuel Pereira Pinheiro
ampp@dognaedis.com 📩