Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 07:57:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Mobile Security - iOS

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Dognaedis

Enquadramento

Hoje em dia os smartphones são usados regular e quotidianamente: seja um iPhone, Android, BlackBerry ou Windows Phone 7, os smartphones dispõem de tudo o que é necessário para constituírem dispositivos de auxílio nas funções diárias, pessoais ou profissionais, permitindo realizar notas de tarefas, agendar compromissos, ler emails, efectuar pagamentos no banco e até mesmo editar documentos importantes, sem ter que estar fisicamente num espaço determinado. No entanto, apesar das mais valias inerentes a estes dispositivos, existe um reverso: o transporte de documentos confidenciais, fotos e vídeos privados, entre outros dados, num só dispositivo que pode ser facilmente extraviado, coloca em risco a segurança dos dados e a privacidade do seu dono.

O projecto Mobile Security – iOS surge neste enquadramento, numa altura em que a emergência do mercado de iOS potenciou um aumento de infecções de malware e de ataques, que, por sua vez, tem vindo a provocar um aumento exponencial do mercado da segurança da informação e com poucas soluções disponíveis para os problemas existentes nesta área.


O projecto Mobile Security – iOS procura dar resposta a estas crescentes preocupações de segurança, por outra via, através da criação e implementação de software que, mesmo sem qualquer actuação consciente por parte do utilizador para se proteger contra os identificados ataques e perigos de violação de privacidade e segurança, funciona como mecanismo eficaz de protecção contra os mesmos.

Objetivo

O objectivo do projecto Mobile Security - iOS é a criação de um produto que sustente um conjunto de serviços de segurança para a plataforma iOS e a sua integração numa solução de gestão centralizada (Mobile Security Core). A solução pretende oferecer gestão de conteúdos, integração com infraestruturas empresariais, novas camadas de segurança e todo o processo de gestão unificado e organizado num só espaço de gestão (back-office).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Levantamento do estado da arte;
Levantamento de requisitos;
Desenho da arquitectura;
Desenho da implementação;
Documentação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Implementação;
Controlo de Qualidade;
Documentação.

Condições

Existiram duas fases de candidatura a que todos os estagiários terão que se submeter, sendo que apenas na segunda fase é dada a resposta final por parte da Dognædis.
A primeira fase consiste num pequeno desafio quebra-cabeças, que será necessário desvendar para obter informação de acesso à segunda fase (entrevista). Para primeira fase apenas será dada a seguinte pista:

https://www.dognaedis.com/desafio2013.jpg

A Dognaedis apoiará o estagiário através da atribuição de um prémio calculado com base nos objectivos cumpridos e mérito. O prémio terá um tecto máximo de 2000€, sendo que é calculada e atribuida uma das seguintes parcelas: 25%, 50%, 75%, ou 100%;

Observações

São valorizadas competências em:
Plataformas Apple (iOS / Mac OS);
Python;
Base de Dados;
Segurança.

-----

Todos os estagiários terão direito a participar no eventos/palestras/conferências/workshops em que a Dognædis participe.

Orientador

Renato Miguel Baptista Rodrigues
rmbr@dognaedis.com 📩