Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 15:09:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

027-G-037_2013_CTE4 Conversas Hiperligadas Novo Paradigma_de_Comunicacao e Colaboracao potenciado pela Tecnologia WebRTC

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

Desenho e desenvolvimento de uma solução protótipo para o conceito de Conversas Hiper- ligadas usando o WebRTC como tecnologia base. O conceito de Conversas Hiper-ligadas aplica muitos dos conceitos de hypermedia largamente aplicados nos conteúdos Web, para os serviços de comunicações e de colaboração.

O conceito de Conversas Hiperligadas aplica muitos dos conceitos de hypermedia largamente aplicados nos conteúdos Web, para os serviços de comunicações e de colaboração. Este conceito parcialmente inspirado no conceito de hyper-voice de Martin Geddes e no serviço Google Wave entretanto extinto, permite estruturar, explorar duma forma mais eficiente as comunicações síncronas em geral com destaque para as comunicações de voz. Este conceito irá permitir, por exemplo, integrar as nossas conversas (voz, vídeo) com conteúdos de media sociais como o texto e a imagem. Outro exemplo, é a possibilidade de integrar as comunicações síncronas com os processos de negócio do mundo empresarial de acordo com os princípios do CEBP (Communication Enabling Business Processing).
A voz, em particular, tem características únicas até agora não exploradas no mundo digital, sendo capaz de capturar criatividade e de expressar emoções como nenhum outro meio consegue.
A tecnologia WebRTC permite a comunicação tempo real entre browsers, sem a necessidade de instalar aplicações ou plug-ins adicionais. Consequentemente, as comunicações de voz e vídeo, ou qualquer outro serviço, em tempo real (i.e. conferência, chamadas de voz/vídeo e jogos) são suportados duma forma nativa pelos browsers e a sua utilização por qualquer programador Web, tornam o WebRTC a tecnologia natural, até agora em falta, para concretizar os poderosos conceitos das conversas hiperligadas.

Objetivo

O projecto de estágio tem como principal objectivo desenhar e desenvolver uma aplicação usando os conceitos de Conversas Hiperligadas. O trabalho deverá ser baseado num servidor WebRTC desenvolvido pela PT Inovação e nas frameworks Javascript associadas que poderão ser alvo de adaptações e de extensõe

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Definição de casos de uso e de requisitos para serviços de Conversas Hiperligadas
- Estudo e experimentação do protótipo WebRTC da PT Inovação e outras tecnologias necessárias para implementar o conceito de Conversas Hiperligadas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenho e desenvolvimento da Aplicação de Conversas Hiperligadas
- Testes funcionais e de desempenho e relatorio final

Condições

rocesso de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt

Observações

Competências Técnicas:


- Conhecimentos básicos de redes
- Conhecimentos de programação Web (HTML e JavaScript) e Java
- Interesse pela área multimédia e colaborativa
- Vocação para desenvolvimento de software nomeadamente Web


Aspetos inovadores :

O WebRTC é uma tecnologia emergente que promete revolucionar o mundo das telecomunicações. Os conceitos de Hypervoice e de Conversas Hiperligadas são muito recentes valorizando os serviços de comunicação síncrona com destaque para as comunicações de voz promovendo o surgimento de novos paradigmas de comunicação e colaboração. A implementação destes conceitos com tecnologia WebRTC ainda não foi feita pelo que a sua realização poderá ter um grande imapcto na indústria das comunicações.

Referências bibliográficas :

http://www.hypervoice.org/
http://www.w3.org/TR/webrtc/
http://tools.ietf.org/wg/rtcweb/
http://en.wikipedia.org/wiki/Communication-enabled_business_process
http://www.webrtc.org/home


Orientador

Telma Mota
telma@ptinovacao.pt 📩