Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 09:24:18 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

026-G-035_2013_CTE4_Interoperabilidade_WebRTC_com_Redes_Legadas_IMS_e_PSTN

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

Estudo e experimentação do uso da tecnologia WebRTC para substituir as Redes existentes IMS e PSTN


Enquadramento/Objectivos/Descrição do Projecto:

A tecnologia WebRTC permite a comunicação tempo real entre browsers, sem a necessidade de instalar aplicações ou plug-ins adicionais. Consequentemente, qualquer dispositivo que tenha um browser será capaz, de uma forma nativa, de suportar voz e vídeo, ou qualquer outro serviço, em tempo real (i.e. conferência, chamadas de voz/vídeo e jogos). Adicionalmente, as Aplicações WebRTC terão a maior parte da sua lógica executada no dispositivo cliente (browser) necessitando duma infra-estrutura de rede muito simples, especialmente se for comparada com as redes IMS (IP Multimedia Subsystem). Por outro lado, o desenvolvimento de novas aplicações comunicação e colaboração integradas num ambiente Web, ricas em funcionalidades, serão muito mais simples de desenvolver e estarão acessíveis a uma comunidade muito grande de programadores Web. Isto significa que o custo por utilizador para uma solução 100% baseadas em tecnologias Web será muito inferior a uma solução baseada nas tecnologias IMS.


Objetivo

O projecto de estágio tem como principal objectivo estudar e experimentar o uso da tecnologia WebRTC e de outras tecnologias Web usadas na Infra-estrutura, como base para a disponibilização de serviços para dispositivos IMS e SIP. Deste modo, a lógica dos serviços fornecidos aos terminais SIP e IMS estarão residentes no domínio Web, só sendo necessário as funcionalidades de Gateway para suporte à interoperabilidade entre os fluxos de media e de sinalização usados nos dois domínios. O trabalho deverá usar como base o servidor WebRTC da PT Inovação e as frameworks Javascript associadas que poderão ser alvo de adaptações e de extensões.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Identificação de casos de uso e de requisitos para o fornecimento de serviços IMS usando servidores Web e Gateways

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Estudo e experimentação da solução WebRTC da PT Inovação, e de soluções de Gateway entre os domínios WebRTC e IMS/SIP.
- Desenho e desenvolvimento da solução
- Testes funcionais e de desempenho e relatorio final.

Condições

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt

Observações

Competências Técnicas:
- Conhecimentos de redes IP, protocolos SIP, RTP/RTSP e de arquitecturas IMS
- Conhecimentos de programação Java e Web
- Interesse pela área multimédia e colaborativa

Aspetos inovadores :

O WebRTC é uma tecnologia emergente que promete revolucionar o mundo das telecomunicações. Até agora, as soluções que permitem interligar os dominios Web RTC com as redes IMS e a própria PSTN, limitam-se a ver os terminais WebRTC como mais um tipo de terminal onde os serviços residentes nas redes IMS e PSTN podem ser entregues. Neste projeto será avaliada uma abordagem oposta, onde a lógica de serviço terá origem no domínio Web sendo as redes IMS e PSTN usados como um meio para chegar aos terminais ligados a essas redes.

Ferramentas a utilizar :

A escolher pelo estagiário, eg. IDE Eclipse

Referências bibliográficas :

http://www.w3.org/TR/webrtc/
http://tools.ietf.org/wg/rtcweb/
http://www.3gpp.org/ftp/Specs/html-info/FeatureOrStudyItemFile-580062.htm
http://www.webrtc.org/home
https://code.google.com/p/webrtc2sip/

Orientador

Telma Mota
telma@ptinovacao.pt 📩