Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-18 23:20:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

025-G-034_2013_CTE4_WebRTC_em_Dispositivos_Moveis

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

Estudo e experimentação do uso da tecnologia WebRTC em dispositivos móveis para o desenvolvimento de Aplicações de comunicação e colaboração em tempo real.

A tecnologia WebRTC permite a comunicação tempo real entre browsers, sem a necessidade de instalar aplicações ou plug-ins adicionais. Consequentemente, qualquer dispositivo que tenha um browser será capaz, de uma forma nativa, de suportar voz e vídeo, ou qualquer outro serviço, em tempo real (i.e. conferência, chamadas de voz/vídeo e jogos). Até agora o uso desta tecnologia tem estado limitada a Browsers instalados em PCs. Entretanto, começam a surgir as primeiras versões Beta de Browsers para dispositivos móveis (smartphones, tablets) com suporte à Tecnologia WebRTC.

Objetivo

O projecto de estágio tem como principal objectivo estudar e experimentar o uso da tecnologia WebRTC em dispositivos móveis para o desenvolvimento de Aplicações de comunicação e colaboração em tempo real. O trabalho deverá ser baseado num servidor WebRTC desenvolvido pela PT Inovação e nas frameworks Javascript associadas que poderão ser alvo de adaptações e de extensões. A solução deverá facilitar o desenvolvimento de aplicações executáveis e utilizáveis em diferentes dispositivos, devendo ser capaz de se adaptar às capacidades dos dispositivos e de ter um comportamento semelhante às aplicações nativas dos dispositivos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo e avaliação da tecnologia WebRTC para dispositivos móveis, incluindo a análise das funcionalidades suportadas em diferentes plataformas incluindo Android, iOS e Windows Mobile.
Identificação de casos de uso e de requisitos para aplicações móveis suportadas em WebRTC com destaque para funcionalidades do tipo RCS (Rich Communication Suite)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenho e adaptação da Framework Javascript da PT Inovação
- Desenvolvimento de aplicações de comunicação e colaboração multi-dispositivo
- Testes funcionais e de desempenho

Condições

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt

Observações

Competências Técnicas:
- Conhecimentos básicos de redes
- Conhecimentos de programação Web (HTML e JavaScript)
- Interesse pela área multimédia e colaborativa
- Vocação para desenvolvimento de software nomeadamente Web
Aspetos inovadores :

O WebRTC é uma tecnologia emergente que promete revolucionar o mundo das telecomunicações. A utilização da tecnologia em dispositivos móveis é muito incipiente não havendo ainda estudos nem soluções eficientes, incluindo Frameworks Javascript vocacionadas para dispositivos móveis. Quando comparado com os terminais do tipo PC, o uso do WebRTC em dispositivos móveis terá que enfrentar desafios adicionais incluindo a capacidade de endereçar a variedade de capacidades existente, a autonomia limitada das baterias e os recursos computacionais limitados em particular para o processamento computacional exigido pelos codecs de vídeo, para além de todos os aspectos de usabilidade.

Ferramentas a utilizar :
Qualquer ferramenta que facilite a Programação Web em dispositivos móveis

Referências bibliográficas :

http://www.w3.org/TR/webrtc/
http://tools.ietf.org/wg/rtcweb/
http://datatracker.ietf.org/doc/draft-reddy-rtcweb-mobile/
http://datatracker.ietf.org/doc/draft-isomaki-rtcweb-mobile/
http://www.gsma.com/rcs/specifications
http://www.webrtc.org/home
https://webrtc-experiment.appspot.com/
http://www.html5rocks.com/en/tutorials/webrtc/basics/

Orientador

Telma Mota
telma@ptinovacao.pt 📩