Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 23:09:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

022-G-031_2013_CTE4_Desenvolvimento_de_aplicacoes_para_a_monitoria_de_redes_moveis_4G_e_WiFi

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

O crescente aumento da largura de banda disponibilizada pelas redes móveis, associado à forte concorrência e consequente redução das margens de lucro, faz com que os operadores tenham cada vez maiores preocupações relativamente à eficiente utilização dos recursos de rede. Hoje em dia já existem alguns mecanismos que permitem o controlo dos recursos de rede, embora em alguns casos não sejam suficientes para conseguir um controlo eficiente. Para melhorar esta eficiência, é essencial que o operador tenha um conhecimento profundo da rede em tempo real. Este conhecimento permite antecipar pontos de congestão, tomando determinadas ações, nomeadamente, balanceando o tráfego para outras redes (e.g. Wi-Fi) menos congestionadas e que permitem que o cliente tenha um serviço equivalente.
Hoje em dia, com a massificação dos terminais móveis inteligentes (smartphones), os operadores têm ligados a si um conjunto de elementos que lhe podem fornecer informação preciosa sobre a qualidade de serviço (QoS) da rede, que dificilmente qualquer outro sistema de monitoria do operador conseguiria. A utilização de pelo menos alguns terminais como probes, pode fazer a diferença entre um operador que gere de forma eficiente os seus recursos e aquele que tem que fazer overprovisioning e assim diminuir as suas margens.
Este projeto pretende fazer o desenvolvimento de uma aplicação smartphone para a monitoria de algumas métricas em redes móveis e Wi-Fi. Esta monitoria envia informação importante para um servidor central, o qual trata a informação recebida, fornecendo-a diretamente a entidades de controlo da rede, ou a plataforma intermédias (e.g. Altaia), que após processar esses dados, obtêm indicadores relevantes para os elementos de controlo.

Objetivo

Este projeto pretende fazer o desenvolvimento de uma aplicação smartphone para a monitoria de algumas métricas em redes móveis e Wi-Fi. Esta monitoria envia informação importante para um servidor central, o qual trata a informação recebida, fornecendo-a diretamente a entidades de controlo da rede, ou a plataforma intermédias (e.g. Altaia), que após processar esses dados, obtêm indicadores relevantes para os elementos de controlo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Tarefa 1 - Estudo dos produtos de monitoria da PT Inovação (2 meses)
Esta tarefa tem uma duração aproximada de 2 meses (em part-time) e tem como objetivo a familiarização com alguns conceitos básicos sobre monitoria, nomeadamente métodos de medida, métricas, sistemas de monitoria, etc. destacando os produtos da PT Inovação nesta área. Desta forma, serão adquiridos os conhecimentos básicos para a realização do restante trabalho.

Tarefa 2 - Especificação da estratégia de desenvolvimento (4 meses)
Esta tarefa tem uma duração aproximada de 4 meses (em part-time) e tem como objetivo a especificação da estratégia de desenvolvimento, nomeadamente a identificação dos requisitos, documentação sobre modelos desenvolvimento a seguir (e.g. em UML, doc, etc.), definição de apresentação gráfica, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Tarefa 3 - Implementação de acordo com a especificação (4 meses)
Esta tarefa tem uma duração aproximada de 4 meses (em full-time) e tem como objetivo a implementação da solução propriamente dita conforme a especificação. Esta tarefa deverá englobar a familiarização inicial com as ferramentas de desenvolvimento que mais se ajustem às necessidades.

Tarefa 4 – Integração, Teste e Demonstração da solução
Esta tarefa tem uma duração aproximada de 2 meses (em full-time) e tem como objetivo a integração, teste e demonstração da solução implementada. Esta tarefa permitirá a integração da aplicação desenvolvida com o restante ecossistema (e.g. sistemas de monitoria), sendo aí realizados testes conjuntos. Finalmente, será preparada uma demonstração para mostrar as features do trabalho realizado.


Todas as tarefas serão realizadas em integração com equipas da PT Inovação nas diversas áreas. As Tarefas 1, 2, 3 e 4 serão sequenciais no tempo, i.e., primeiro a 1, depois a 2, etc,., embora possa haver alguma sobreposição na transição entre elas.

Condições

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt

Observações

Competências Técnicas:
Conhecimentos na área de rede
Conhecimentos na área do desenvolvimento de aplicações


Aspetos inovadores :
Monitoria em smartphones de métricas 4G e Wi-Fi
Alimentação de sistemas de controlo de rede


Ferramentas a utilizar :
Linguagens de Programação: C, C++, C#, Java, entre outras.


Orientador

Carlos Parada
carlos-f-parada@ptinovacao.pt 📩