Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 06:01:13 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

020-G-025_2013_DSR2_Simulacao_e_emulacao_de_sistemas_com_tecnologias_PTInovacao

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento

O projeto visa integrar os sistemas de rede desenvolvidos na PTIn em plataformas de simulação e emulação de redes de telecomunicações.
Deverá ser efetuado um estudo dos simuladores de redes de telecomunicações atualmente existentes do qual deverá resultar um conjunto de requisitos e API a ser importados para o software capaz de simular os nossos sistemas no simulador escolhido.

Enquadramento/Objectivos/Descrição do Projecto:

A PT Inovação desenvolve soluções inovadoras para diferentes segmentos de uma rede de telecomunicações: residencial, de acesso, agregação/metro e core.
As soluções desenvolvidas constituem a família de produtos NetB@nd.
Sempre na vanguarda da tecnologia, estas soluções abrangem áreas de intervenção estratégicas: soluções para redes de transporte e de acesso ótico, desempenho de rede e plataformas de acesso em rádio e cobre.
A evolução das telecomunicações tem conduzido a redes (e seus elementos) cada vez mais complexas (e consequentemente) e dispendiosas. Por outro lado a comunidade científica investe cada vez mais no estudo das redes de telecomunicações atuais como em conjeturas sobre quais as tendências de evolução futuras dessas mesmas redes. Aliando a complexidade e custo das redes atuais, à necessidade cada vez maior de possuírem redes de telecomunicações como objeto de estudo conduziu à necessidade da criação de sistemas capazes de simular e emular redes de telecomunicações em laboratório. Inicialmente, software como NS-1, NS-2, OPNET e NetSim foi desenvolvido por empresas privadas e distribuído comercialmente com custo de compra e manutenção. Num passado recente, começaram a surgir novos softwares open-source como GNS e NS-3 que possibilitam a contribuição ativa da comunidade. Adicionalmente, empresas como Cisco e Juniper aliaram-se a este esforço, integrando agentes simuladores dos seus produtos nessas mesmas plataformas.

Objetivo

- Adquirir conhecimento na área da simulação e emulação de sistemas de telecomunicações.
- Adquirir conhecimento sobre os sistemas de telecomunicações NetB@nd.
- Integrar (pelo menos um) sistemas de telecomunicações NetB@nd num software open source (a ser escolhido no âmbito do projeto)

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo do estado da arte na área.
- Estudo dos softwares de simulação existentes atualmente (preferência sobre os open source) resultando num levantamento de requisitos e API que qualquer elemento de rede simulado deverá cumprir;
- Familiarização com os produtos PTIn e o software desenvolvidos na equipa
- Integração de um sistema de telecomunicações (a escolher) num simulador previamente escolhido.
- Relatorio Intercalar

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- O aluno terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.
- Teste e demonstração
- Relatório Final

Condições

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt

Observações

Competências Técnicas:
Dedicação, interesse pelos temas abordados e vontade de aprender é um factor relevante, permitindo compensar qualquer falta de conhecimento prévio em alguma das áreas técnicas.
Pretende-se que o candidato mostre capacidade e interesse em trabalhar integrado numa equipa dinâmica, mostrando disponibilidade e flexibilidade para se adaptar à evolução do contexto do projecto, alterações de prioridade ou novas tarefas urgentes.

Aspetos inovadores :
Simulação de sistemas de rede
Definição e implementação de bibliotecas para simuladores de rede

Ferramentas a utilizar :
Eclipse
Simuladores de redes

Referências bibliográficas :
http://www.gns3.net/
https://en.wikipedia.org/wiki/NetSim
https://en.wikipedia.org/wiki/Network_simulator
https://en.wikipedia.org/wiki/Ns_(simulator)
http://www.opnet.com/

Orientador

Nuno Ricardo Farinha
nuno.farinha@gmail.com 📩