Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 11:13:20 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

016-G-021_2013_SSN2 Plataforma de detecao automatica de anomalias na area de Telecomunicacoes

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

AVEIRO

Enquadramento




Este estágio enquadra-se na direção de Sistemas de Suporte ao Negócio, mais concretamente na Divisão de Inteligência Analítica de Negócio, a qual tem à sua responsabilidade dotar os produtos da PT Inovação de um componente de Real Time BI, a que designamos de BI Sistémico. Este estágio enquadra-se no trabalho desse grupo, e irá contribuir para a expansão da funcionalidade dotando estes produtos de um componente de alerta proactivos sobre os processos de negócio.
Tem como objetivo o desenho e conceção de um protótipo que tenha a capacidade de processar em real-time grandes volumes de informação, aplicando regras complexas, com base em algoritmos de predição ou deteção de padrões, que tenham em linha de conta fatores dinâmicos como sazonalidade diária, semanal, anual e outros fatores correlacionados com as atividades em observação.

Objetivo

A presente proposta de estágio visa a construção de uma plataforma, para deteção de situações irregulares contidas nos dados da atividade de negócio dos operadores de telecomunicações.
A deteção destas situações permite a agilização da função de monitoria e a capacidade de atuação corretiva mais eficiente e atempada. Propõe-se neste estágio a elaboração de uma plataforma capaz, que a partir de quantidades massivas de dados permita submete-los a diferentes algoritmos de predição ou deteção de padrões, alertando em near-real time em caso de anomalia.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1- Análise do problema e familiarização com os requisitos funcionais e não funcionais subjacentes a um sistema de BI.
2-Levantamento do estado de arte ao nível de frameworks e tecnologias existentes no mercado com relevância para o problema.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3-Análise de tecnologias existentes que possam ser uteis na implementação de um motor de regras, com recurso a tecnologias CEP (Complex Event Processing), Data Mining ou outras.
4-Conceção, desenho e desenvolvimento de protótipo e integração com BI Sistémico.
5-Elaboração de relatório final.

Condições

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt ou vera-l-santos@ptinovacao.pt.

Observações

Aspetos inovadores :

Tecnologia CEP


Ferramentas a utilizar :

R, motores de complex event processing e outras que serão escolhidas no ambito do proprio projecto


Referências bibliográficas :

BRUTLAG, J. “Aberrant Behavior Detection in Time Series for Network Monitoring”. In ,Proceeding of LISA. 2000, 139-146
http://cricket.sourceforge.net/aberrant/lisa2000_paper.pdf
GRAY, J., BOSWORTHE, A., AND PIRAHESH H., 1996. “Data Cube: A Relational Aggregation Operator Generalizing Group-by, Cross-Tab, and Sub-Totals”. In Proceedings of the Twelfth International Conference on Data Engineering, February 1996, STANLEY Y. W. SU, Eds., 152-159.
DEMERS, A., GEHRKE, J., PANDA, B., RIEDEWALD, M., SHARMA, V., AND WHITE, W., 2007. “Cayuga: A General Purpose Event Monitoring System”. In Proceeding of the 2007 ACM SIGMOD international conference on Management of data, June 2007, ACM, New York, NY, 11-14.
Mendes M., Bizarro P., Marques P., “A Performance Study of Event Processing Systems”, http://www.tpc.org/tpctc2009/tpctc2009-16.pdf, 2009



Orientador

Maria Manuel Castro
maria-m-castro@ptinovacao.pt 📩