Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 19:22:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Multi-tenant Information Protection

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Watchful Software investiu no desenvolvimento de um produto na área da segurança da informação – o RightsWATCH. Este sistema é direccionado à protecção de informação não estruturada (e-mail, documentos do Microsoft Office e outros) em ambientes empresariais para os quais a protecção da confidencialidade da informação é um factor relevante. O RightsWATCH posiciona-se como uma solução mista de Enterprise Rights Management (ERM) e Data Leakage Prevention (DLP).
O RightsWATCH assenta em dois conceitos base. Por um lado, a informação não estruturada é classificada segundo uma política de segurança definida na organização, leia-se, é-lhe atribuído um nível de confidencialidade. Por outro, os utilizadores na organização são credenciados para um ou mais níveis de confidencialidade, o que lhes confere privilégios de utilização (leitura, impressão, cópia de conteúdo, etc.) sobre os documentos classificados com os diferentes níveis. A informação é protegida com aplicação de algoritmos de criptografia de forma transparente para os utilizadores. O RightsWATCH garante ainda a correcta aplicação dos privilégios correctos sempre que um utilizador solicita um acesso a um documento. O RightsWATCH permite uma gestão detalhada dos direitos sobre a informação. Direitos como abertura, impressão, copy&paste, save-as, reply e forward de e-mail, são geridos de forma independente. Esta gestão detalhada permite que a informação seja partilhada dentro da organização permitindo ao mesmo tempo evitar acções indesejadas, tais como a perda de informação para o exterior.

Outro aspecto do processo de protecção da informação, que é paralelo mas não menos importante, é a capacidade de registo e monitorização das acções realizadas pelos utilizadores sobre a informação protegida. Permitindo realizar auditorias de segurança, identificar situações anómalas e agir em conformidade.

O RightsWATCH implementa todos estes conceitos de Enterprise Rights Management recorrendo a tecnologias de criptografia, gestão e integração com ferramentas de autenticação e credenciação e integração estreita com as aplicações do utilizador final. Sendo o RightsWATCH orientado a ambientes empresarias o desenvolvimento foca-se nas aplicações mais comuns do utilizador final, passando por e-mail, webmail, editores de texto, folhas de cálculo, dispositivos móveis, portais colaborativos, entre outros.

Objetivo

O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento da Watchful Software, na área do RightsWATCH e terá como objectivo o estudo e a implementação de um protótipo funcional de uma transformação arquitectural do produto para que este possa ser Multi-tenant, quer em temáticas como a autenticação e autorização, o isolamento de chaves de criptografia e por fim o isolamento de todas as configurações específicas do produto. As conclusões deste estudo serão preponderantes para o desenho e arquitectura final da solução a integrar no produto RightsWATCH.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1: Estudo do estado da arte e selecção de tecnologias. Este estudo tem como principal finalidade identificar as soluções actuais de Multi-tenancy que se aplicam à arquitectura em questão, bem como um levantamento preliminar de requisitos. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho de investigação e efectuar uma selecção da tecnologia ou técnicas a implementar.
T2: Especificação e concepção das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise serão feitas com base numa análise de requisitos efectuada com suporte de elementos da equipa de produto RightsWATCH.

KO = Kick-off
W = Semana
T1 Terminada (KO+8W)
T2 Terminada (KO+12W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3: Codificação dos módulos especificados. A codificação será acompanhada de actividades de verificação (e.g. inspecções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Watchful Software, bem como de testes unitários realizados pelo estagiário.
T4: Especificação da Validação: Definição de testes de usabilidade, performance e carga. Rastreabilidade com a lista de requisitos.
T5: Validação: Execução de testes e correcção de defeitos encontrados.
T6: Apresentação: Apresentação do produto final do projecto de estágio à equipa de projecto e discussão de planeamento para integração do mesmo com a equipa. Caso compatível com o roadmap do produto na altura final do estágio, esta fase poderá incluir actividades de suporte à integração no produto.
T7: Produção do relatório de estágio.

Tarefa T3 terminada (KO+22W)
Tarefa T4 terminada (KO+25W)
Tarefa T5 terminada (KO+30W)
Tarefa T6 terminada (KO+33W)
Tarefa T7 terminada (KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho.

Observações

A IT Grow é uma academia de trainees que prima por alguns valores basilares, proporcionando aos seus colaboradores:
- Possibilidade de participar num programa de tutoria (formação profissional)
- Integração numa equipa de projecto real, desafiante e exigente. Projectos da Critical Software.
- Acompanhamento sénior de proximidade (coaching e avaliações formais de desempenho protagonizadas pela equipa de projecto)
- Possibilidade de continuidade após período de estágio, dependendo do sucesso obtido durante o estágio
- Participação em actividades de teambuilding propostas pela empresa.

Perfil do estagiário
A iTGROW procura um aluno com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

O gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes de software serão valorizados.

É condição para a atribuição do projecto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Confidencialidade
A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projecto de dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projecto de dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Bernardo Nunes Figueiredo Patrão
bernardo.patrao@watchfulsoftware.com 📩