Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 13:56:19 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma app Web de Business Intelligence para área da TV

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT tem uma área de desenvolvimento de software para operadores de IPTV/CableTV e trabalha para clientes como a Vodafone Portugal, Zon, CenturyLink (USA) e Telus (Canada).

Os operadores de IPTV/CableTV têm a possibilidade de guardar os eventos realizadas pelos seus clientes quando interagem com a TV: quando os clientes mudam de canal de TV, quanto tempo estão a ver um programa, quais as aplicações de TV que acedem, os click-thrus nas aplicações de TV, etc.. Esta informação é guardada tipicamente numa Data Warehouse sob a forma de CDRs.

Respeitando a questão de privacidade dos clientes, os operadores pretendem tirar o máximo partido dessa informação. Para isso, é necessário uma ferramenta que tenha a capacidade de processar big data, identificar padrões, efectuar previsões e gerar relatórios. Desta forma, os operadores conseguirão inferir tendências de churn ou encontrar oportunidades para upsell de produtos/serviços.

É neste enquadramento que a WIT pretende explorar um conjunto de métodos que explorem a área de Business Intelligence tendo como base grandes data-sets de histórico de TV.

De modo a validar esses conceitos, pretende-se fazer experimentações práticas através da construção de protótipos funcionais. O objectivo deste estágio passa pelo desenvolvimento de alguns protótipos.

Apesar do estagiário ser acolhido na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. Trata-se de investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software móvel e Back-End, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa oficial de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre desenvolvimento de apps de Back-End para a plataforma de IPTV da Microsoft (Mediaroom) e conhecimentos práticos sólidos sobre a área de Business Intelligence.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma aplicação Web que permita aos operadores de IPTV/CableTV segmentar os seus clientes de forma a poder tomar decisões de negócio, a partir do histórico de utilização dos clientes. Por exemplo:
- Realizar campanhas que permitam reforçar a fidelização de um grupo específico de clientes.
- Promover novos produtos/serviços, junto de um determinado grupo de clientes.
- Actuar de uma forma pró-activa junto de um target de clientes que sejam mais passíveis de churn.

O estagiário deverá conduzir um estudo sobre as soluções de business-intelligence que sejam as mais adequadas para os data-sets de eventos da plataforma de IPTV. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado.

Posteriormente, o estagiário deverá adquirir conhecimentos técnicos necessários à execução do projeto. Deverá começar por estudara plataforma Mediaroom-IPTV e a área de Business Intelligence, de forma a adquirir o conhecimento técnico necessário para a realização do trabalho de estágio. Para aprofundamento dos conhecimentos práticos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem rápida.

Segue-se depois uma fase importante que é a definição de requisitos do projecto. Só depois disso é que o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento da aplicação Web.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes e demonstração da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do desempenho do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo, o estagiário será convidado a fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte;
- Apresentação de proposta de funcionalidades;
- Especificação dos requisitos (a incluir no Project Backlog).
- Estudo da plataforma Mediaroom-IPTV e frameworks de Business Intelligence (machine learning e data-mining). O estagiário será acompanhado por um tutor técnico para consolidação de conhecimentos;
- Prototipagem rápida;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento dos módulos principais da aplicação relacionados com a análise de big data:
(i) Classification
(ii) Clustering
(iii) Data Analysis
(iv) Predictive Analytics

- Realização de testes funcionais e não-funcionais;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Implementação do interface Web da aplicação:
(i) Módulo de Gestão de perfis de clientes
(ii) Módulo de Previsões
(ii) Módulo de Relatórios

- Realização de testes funcionais e não-funcionais;
- Preparação da solução para demonstrações;
- Documentação final do estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.
- Este estágio terá o acompanhamento do Professor Bruno Cabral

Orientador

Nuno Carvalho
nuno.carvalho@wit-software.com 📩