Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 19:02:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Criação de um broker para clouds heterogéneas: aplicação a uma empresa de telecomunicações

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Informática

Enquadramento

O fornecimento de serviços a partir da uma infraestrutura cloud é uma característica do ambiente competitivo actual. Neste contexto, há interesse da Portugal Telecom em migrar os tradicionais sistemas OSS (operations support systems) para um modelo de “Software-as-a-Service”, para, entre outras razões, obter reduções de custos e conquistar novos clientes. Porém, as aplicações OSS necessitam de um conjunto de componentes de suporte (como bases de dados, servidores aplicacionais, etc), que pode haver interesse em provisionar recorrendo a um mix de suporte in-house e de fornecedores externos de Platform-as-a-Service (PaaS) e Infrastructure-as-a-Service (IaaS) como Amazon, Google, HP, etc. Num projecto anterior criou-se uma arquitectura de provisionamento híbrido e uma prova de conceito que mostra como disponibilizar uma aplicação OSS da PT num ambiente cloud heterogéneo, como o referido.
Não obstante, ter um sistema em operação na cloud suscita desafios adicionais que propomos abordar no âmbito do presente projecto, fazendo evoluir a arquitectura de provisionamento híbrido, nomeadamente:
* Conseguir monitorizar o uso de recursos, quer os próprios, quer os contratados externamente aos fornecedores de PaaS e IaaS (como Amazon AWS), para garantir a boa operação do sistema, de forma a antecipar necessidades de aumento ou redução de capacidades alocadas e também para medir e gerir os consumos daqueles recursos (quer na perspectiva técnica, quer na perspectiva de negócio);
* Conseguir suportar a actualização dos sistemas em exploração sempre que haja alteração de versões das aplicações OSS;
* Conseguir substituir componentes de suporte das aplicações OSS para tirar partido de, ou suportar, novas ofertas ou alterações nas relações custo/benefício associadas aos fornecedores de PaaS e IaaS.

Objetivo

O uso do modelo Software-as-a-Service (SaaS) para a oferta de OSS na cloud exige a capacidade de conhecer o seu estado em cada momento (quer na perspectiva técnica, quer na perspectiva de negócio) e a capacidade de intervir sobre os sistemas para responder a requisitos internos (evolução das aplicações) ou a mudanças no ambiente (ex: aumentos de carga ou alterações de relação custo/benefício de contratação de um fornecedor). Este projecto propõe-se estudar mecanismos para atingir ambos os objectivos, ao nível SaaS, no contexto de uma arquitectura de provisionamento híbrido, em que parte dos componentes de suporte aos OSS são provisionados numa cloud in-house (SmartCloudPT) e parte em clouds de fornecedores externos (como Amazon, Google, ou HP).

O principal resultado deste projecto será evoluir broker de software que prepara uma "cloud virtual" onde as aplicações OSS podem ser deployed. Pretende-se que o broker passe a permitir a monitorização de recursos e a reconfiguração da "cloud virtual" quando necessário.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Tarefa 1 – Aquisição de conhecimentos e escrita de relatório sobre estado da arte acerca de gestão de estado na cloud. Este relatório analisa dois assuntos relacionados:
a) Como tecnologias existentes para gestão de sistemas monolíticos localizados em parques informáticos tradicionais podem ser adaptadas para utilização em ambientes cloud;
b) Como o estado do sistema pode ser mantido em situações em que o sistema está distribuído, quer em termos estruturais como geográficos.

Tarefa 2 – Desenvolvimento da prova de conceito v1.
Evolução da arquitectura criada num projecto anterior para suportar a monitorização de recursos, tanto os próprios de uma aplicação da Portugal Telecom, como os contratados externamente aos fornecedores de PaaS e IaaS. Esta primeira evolução da arquitectura será consubstanciada na versão 1 da prova de conceito.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Tarefa 3 – Desenvolvimento da prova de conceito v2.
Evolução da arquitectura criada num projecto anterior para conseguir suportar a actualização dos sistemas em exploração sempre que haja alteração de versões das aplicações OSS. Esta segunda evolução da arquitectura será consubstanciada na versão 2 da prova de conceito.


Tarefa 4 – Desenvolvimento da prova de conceito v3.
Evolução da arquitectura criada num projecto anterior para conseguir substituir componentes de suporte das aplicações OSS para tirar partido de, ou suportar, novas ofertas ou alterações nas relações custo/benefício associadas aos fornecedores de PaaS e IaaS. Esta terceira evolução da arquitectura será consubstanciada na versão 3 da prova de conceito.

Condições

O estágio será remunerado, sendo o valor dependente dos conhecimentos técnicos e autonomia do aluno.

Observações

Além do orientador, mais dois doutorados, com experiência de projectos com a Portugal Telecom acompanharão a orientação deste projecto. Haverá reuniões semanais com o alunos e os três docentes para análise de progresso e preparação de passos seguintes.

Poderá haver a hipótese de continuação do trabalho nesta área na PT Inovação, em Aveiro (a determinar).

Orientador

Paulo Rupino da Cunha
rupino@dei.uc.pt 📩