Propostas de Estágio 2014/2015 - Plurianual

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 13:04:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de protótipos de soluções de pagamentos móveis para as plataformas iPhone e Android

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software fornece aplicações de mobile banking para clientes nacionais e internacionais. Da lista de clientes na área da banca, fazem parte entidades como a CGD, o Millennium BCP, o ActivoBank, Millennium Polónia, Millennium Angola e Millennium Roménia.

O crescimento da adopção das tecnologias móveis, em particular de smartphones como o iPhone e o Android, têm ajudado a criar novos “use-cases” em torno da área da mobilidade, aplicado ao universo dos pagamentos móveis. Recentemente têm aparecido soluções no mercado como o Square (https://squareup.com/) ou o MPowa (http://www.pt.mpowa.com/), que transformam os smartphones em unidades de pagamento capazes de ler cartões de débito e crédito. Têm também surgido soluções inovadoras que tiram partido da câmara ou do acelerómetro do smartphone, o que tem viabilizado a aparecimento de soluções de pagamentos como o ScanPay (https://scanpay.it/) ou o Bump (http://bu.mp/).

Dentro deste contexto, a WIT pretende explorar alguns conceitos alternativos de mobile payments e este estágio visa a implementação de alguns protótipos que implementam esses conceitos.

Para tal, a WIT está preparada para acolher e instruir um estagiário nos tópicos de programação para iOS e Android, aplicada ao contexto dos pagamentos móveis.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre iOS e Android, e também acerca da arquitectura e soluções de pagamentos móveis, com particular enfoque nas questões de segurança e robustez que são inerentes a este tipo de soluções.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de 2 protótipos para iOS e 2 protótipos para Android, que permitam avaliar o potencial de alguns conceitos inovadores na área dos pagamentos móveis, que possam mais tarde vir a ser integrados noutras aplicações que a WIT já tem na área de mobile banking.

O estagiário deverá começar por fazer um levantamento detalhado do estado da arte em torno de soluções de pagamentos móveis. O levantamento do estado da arte deverá incluir um resumo dos pontos fortes e fracos de cada solução e também uma análise do tipo “Magic Quadrant”.

Após o levantamento do Estado da Arte, o aluno deverá proceder à análise da arquitectura das aplicações iOS, com particular ênfase na estrutura interna das aplicações e nos UI Guidelines da plataforma.

Ainda no primeiro semestre, espera-se que o aluno elabore a definição de requisitos para o primeiro protótipo, e que implemente esse protótipo em iOS.

No final do primeiro semestre, o aluno deverá entregar o primeiro protótipo pronto a ser avaliado pela WIT, para que se possam fazer os ajustes necessários no início do segundo semestre e implementar a respectiva versão em Android.

Durante o decorrer do segundo semestre, espera-se que o aluno construa mais um protótipo, para as plataformas iOS e Android, cujas funcionalidades serão definidas mais tarde, em função do levantamento do estado da arte e também do progresso alcançado com o primeiro protótipo a implementar para iOS ainda durante o decorrer do primeiro semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte de soluções de pagamentos móveis.
- Estudo da arquitectura das soluções identificadas;
- Análise à arquitectura das aplicações iOS, com particular ênfase na estrutura interna das aplicações (patterns utilizadas, acesso a recursos de hardware e técnicas de armazenamento) e nos UI Guidelines para iOS;
- Análise detalhada das funcionalidades a desenvolver;
- Definição de requisitos dos protótipos a implementar;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem da primeira aplicação para iPhone:
1. Criação dos mockups funcionais para validação do conceito
2. Especificação dos elementos de UI a desenhar pela equipa de designers da WIT
3. Implementação da camada de UI
4. Implementação das componentes internas de armazenamento de dados
5. Implementação da componente de ligação cliente-servidor
6. Testes funcionais e documentação dos mesmos
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Revisões ao primeiro protótipo para iOS após demonstrações internas e recolha de feedback
- Implementação do protótipo em Android:
- Prototipagem da segunda aplicação para iOS: as funcionalidades a incluir serão detalhadas após a avaliação final do desenvolvimento da primeira aplicação prototipada
- Implementação do segundo protótipo para Android, após a revisão do segundo protótipo implementado para iOS
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final do estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra.

O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). Além desta possibilidade, o estagiário poderá também ser convidado para participar em eventos de team-building e eventos de brainstorming.

Os candidatos a este estágio serão seleccionados através de um conjunto de testes técnicos (com especial ênfase em conceitos de programação, conhecimentos de sistemas distribuídos, tecnologias de internet e bases de dados), testes de QI, de Inglês e de uma entrevista presencial.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do Backlog, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Francisco Cardoso
francisco.cardoso@wit-software.com 📩